Quais áreas da saúde não precisa fazer Medicina?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Profissões na área da saúde alternativas à medicina

  • Farmácia. A primeira carreira alternativa à medicina que iremos falar é a Farmácia. ...
  • Biomedicina. ...
  • Educação Física. ...
  • Odontologia. ...
  • Enfermagem. ...
  • Fisioterapia. ...
  • Nutrição. ...
  • Psicologia.

Técnico em Enfermagem
Este é o mais popular entre os cursos técnicos da área. Ele forma profissionais aptos para atuar, em conjunto com enfermeiros graduados, no cuidado de pacientes de diferentes faixas-etárias e condições de saúde.

Segundo dados oficiais recentemente obtidos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a média salarial do profissional de Enfermagem é de R $3.092. O teto pode chegar a R $7.000. Já para o Biomédico, a média salarial no Brasil está em torno de R $2.533, podendo atingir o teto de R $5.000.

Quem já possui uma graduação pode eliminar parte da grade curricular na segunda graduação de Medicina. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para aproveitar as disciplinas é necessário que o curso tenha a mesma carga horária e mesma equivalência de conteúdo programático.

Por que alguém desiste da Medicina depois de tanto esforço para concluir os estudos? A pouca idade com que os jovens entram na universidade, aliada à certa glamourização da profissão médica, contribuem para escolhas precipitadas. Cerca de 2% dos estudantes de Medicina abandonam o curso antes do sexto ano.

A profissão de médico é uma das mais aclamadas para quem se identifica com a área da saúde, no entanto, também é um dos cursos mais concorridos. A profissão traz muito reconhecimento, ótima remuneração, mas também exige muito estudo durante o curso e até durante a atuação.

O Projeto de Lei 1767/21 permite que enfermeiros com, pelo menos, cinco anos consecutivos de experiência em hospitais públicos ou privados possam cursar medicina em universidades privadas sem prestar vestibular e com bolsa integral do governo federal.

No entanto, é necessário já ter concluído o Ensino Médio, conforme estabelece o artigo 44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Isso quer dizer que ter menos de 18 anos, por exemplo, não é um impedimento para ingressar na universidade, desde que o estudante já tenha concluído o terceiro ano do Ensino Médio.

Uma forma de saber quanto ganha um médico no Brasil é considerando o piso salarial médico determinado pela Fenam, o qual, para 2022, foi fixado em R$ 17.742,78 para 20 horas semanais. O valor estabelecido pela entidade por cada consulta foi de R$ 217,89.

O curso de Biomedicina tem um foco maior em áreas como microbiologia, imunologia e anatomia. Já em Farmácia o foco é maior no estudo das substâncias e em como elas afetam o corpo humano. A duração dos cursos também é diferente.

Um dos principais pontos considerados pela Confederação Nacional Saúde (CNSaúde) como consequência da aprovação da lei que estabelece um piso salarial para a enfermagem é que, em muitos estados, os enfermeiros técnicos terão remuneração melhor do que profissionais de cargo nível superior como nutricionistas e ...

As sete profissões na área da saúde mais requisitadas

  1. Medicina. Quando pensamos em profissões na área da saúde, a medicina é uma das primeiras vêm à mente, certo? ...
  2. Enfermagem. A enfermagem é uma das profissões mais requisitadas no mundo. ...
  3. Farmácia. ...
  4. Biomedicina. ...
  5. Odontologia. ...
  6. Fisioterapia. ...
  7. Psicologia.

Saiba quais são os 7 cursos mais procurados na área de Saúde

  • Enfermagem. A Enfermagem trabalha perto dos pacientes, promovendo seu bem-estar. ( ...
  • Fisioterapia. A Fisioterapia promove reabilitação física e funcional. ( ...
  • Terapia Ocupacional. ...
  • Biomedicina. ...
  • Farmácia. ...
  • Nutrição. ...
  • Odontologia.

O principal mercado de trabalho para biomédicos, no momento, é o de análises clínicas. Em hospitais, laboratórios e clínicas, os profissionais atuam na coleta, processamento, análise e emissão de laudos de exames.