Quais áreas corticais estão relacionados com a dor?

Perguntado por: aalmada7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

O córtex pré-frontal ventral direito (RVPFC) está implicado na regulação ou inibição da angústia associada à dor e a estados emocionais negativos.

Na região central do cérebro, está o sistema límbico que modula a ansiedade e raiva, fuga ou luta e também atua na sensibilidade à dor para proteção do ser humano em uma situação de perigo.

I – Nociceptores
A dor é uma sensação desagradável, a qual é um componente essencial do sistema de defesa do organismo. Fornece um rápido aviso ao sistema nervoso para iniciar uma resposta motora e minimizar o prejuízo físico.

A nível medular os principais neurotransmissores libertados pelos nociceptores são o glutamato e a substância-P.

Os receptores da dor somática estão localizados na pele, tela subcutânea, fáscia, em outros tecidos conjuntivos, periósteo, endósteo e cápsulas articulares. A estimulação desses receptores produz dor localizada aguda ou leve, mas a dor em queimação não é rara se os tecidos cutâneos ou subcutâneos estiverem envolvidos.

Promovem o planejamento de sequencias de movimentos complexos, recebem e integram as informações sensoriais, importante na percepção espacial, na elaboração de estratégias comportamentais, pois estão relacionadas ao sistema límbico e hipocampo, atuando também com a memória.

– Estas lesões refletem as alterações celulares referentes ao processo de necrose laminar que ocorrem durante períodos de hipoxemia.

O papel da medula espinhal na resposta à dor
Sua medula espinhal é um conjunto complexo de feixes de nervos, transmitindo todos os tipos de sinais de e para o cérebro a qualquer momento. É muito parecido com uma rodovia para impulsos sensoriais e motores.

Fisiologia da dor
Os mecanismos fisiológicos da dor envolvem conceitos de sensibilização periférica e neuroplasticidade na perpetuação da dor, com ação através de mediadores bioquímicos nas vias nociceptivas. Pode-se estabelecer correlações entre inflamação, dor e status psicológico.

A dor neuropática é um tipo de dor crônica que ocorre quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso Central e/ou periférico são feridos ou danificados. Esse tipo de problema está presente em até 10% da população e pode ser incapacitante, causando diferentes sensações de dor.

Os Tipos mais Comuns de Dor

  • Dor nociceptiva: normalmente, resultado de lesão do tecido. ...
  • Dor inflamatória: uma inflamação anormal causada por uma resposta inadequada do sistema imunológico do corpo. ...
  • Dor neuropática: dor causada por irritação do nervo. ...
  • Dor funcional: sem origem óbvia, mas com quadros de dor.

A dor nociceptiva é percebida à partir de uma cadeia de eventos que se inicia à partir da estimulação de terminações nervosas livres (TNLs). As TNLs são as terminações sensoriais mais simples de um nervo aferente e estão distribuídas por todos os tecidos corporais, sobretudo na pele.

A dor pode ser desencadeada por diversos estímulos. Esses estímulos são classificados como sendo mecânicos, térmicos ou químicos. Cortar o dedo com uma faca, ou levar uma pancada são exemplos de estímulos mecânicos. O calor ou o frio extremos englobam os estímulos térmicos.

Dor inflamatória ou nociceptiva
Este conjunto de altera- ções denominadas plasticidade do sistema nervoso, é um fenômeno que acontece perifericamente por redução do limiar de ativação dos nociceptores; bem como centralmente, pela responsividade aumentada da medula espinhal aos estímulos sensoriais.

Via Neoespinotalâmica
É a via “clássica” de dor e temperatura e constitui o trato espinotalâmico lateral, envolvendo uma cadeia de três neurônios. a) Neurônios I – localizados nos nervos espinhais (raízes dorsais).

Testa e pontas dos dedos são as partes do corpo mais sensíveis à dor.

A dor é uma sensação que se manifesta quando algo de errado ocorre em nosso organismo por meio de estímulos enviados pelos nervos ao cérebro e esse, por sua vez, envia os estímulos ao córtex motor para que esse libere alguma reação. A reação liberada pelo córtex motor é enviada para o local da dor por meio dos nervos.

Os nociceptores, que constituem os receptores farmacológicos dos axônios de células nervosas , desencadeiam a condução elétrica , levando a informação dolorosa de sua origem periférica à medula espinhal por via específica No cérebro, a informação é identificada e se transforma em sensação de dor.

A linguagem é um exemplo de função cortical superior, e seu desenvolvimento se sustenta, por um lado, em uma estrutura anatomofuncional geneticamente determinada e, por outro, em um estímulo verbal que depende do ambiente.

RESUMO - As funções corticais constituem a base do processo de aprendizado e o exame neurológico evolutivo (ENE) avalia o nível de desenvolvimento em que elas se encontram.

Área Auditiva Secundária - área de Wernicke corresponde a área 22 de Brodmann, responsável pela compreensão da palavra falada. Área de Broca - área 44 de Brodmann localizada no giro frontal inferior, responsável pela produção da palavra falada.