Quais aparelhos usam infravermelho?

Perguntado por: vmorais . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

O ferro de passar roupa e o aquecedor são exemplos de equipamentos que emitem na faixa do infravermelho. As lâmpadas infravermelhas usam dessa radiação para ativar a circulação sanguínea e diminuir processos inflamatórios.

A radiação IV está dividida segundo seus efeitos biológicos, de forma arbitrária, em três categorias: radiação infravermelha curta (0,8-1,5 µm), média (1,5-5,6 µm) e longa (5,6-1 000 µm).

A radiação infravermelha é um agente térmico superficial usado para alívio da dor e rigidez, para aumentar a mobilidade articular e favorecer a regeneração de lesões de tecidos moles.

Materiais semicondutores são muito utilizados para detectar a radiação infravermelha. Eles possuem a característica de modificar suas propriedades elétricas quando submetidos a esse tipo de radiação. Dentre os materiais semicondutores, o que mais se destaca por seu uso comercial é o silício (Si).

O infravermelho é um tipo de radiação eletromagnética que apresenta frequência menor que a da luz vermelha e, por isso, não está dentro do espectro eletromagnético visível. Por esse motivo, essa radiação não pode ser percebida pelo olho humano.

Para descobrir essa informação, consulte o manual do seu aparelho ou veja se o seu celular está nesta lista de infravermelho para celular Android, incompleta, porém, mas que já dá uma base.

Pra que serve o infravermelho no celular? Atualmente, o infravermelho é usado apenas para enviar comandos a aparelhos que tenham o receptor. É o caso das TVs, ar-condicionado, projetores, entre outros. Os smartphones com o recurso têm um pequeno LED em sua parte superior.

As transmissões via Bluetooth ocorrem por meio de ondas de radiofrequência de 2,4 GHz (2,4 bilhões de ondas por segundo). Além de possuir um maior alcance, as transmissões por meio dessa tecnologia realizam-se com maior velocidade quando comparadas às transmissões por infravermelho.

A radiação IR também causa alterações na pele, como o envelhecimento precoce e hiperpigmentação, além disso, tem potencial fotocarcinogênico e estimula a geração de ROS.

A radiação microondas é um tipo de energia eletromagnética com freqüência na faixa de 103 a 104 MHz. Essa radiação não-ionizante causa migração de íons e rotação de dipolos, mas não causa mudanças na estrutura molecular1.

Cobertura de policarbonato garante o bloqueio da radiação infravermelha.

A luz infravermelha próxima a 850 nm é invisível ao olho humano e penetra mais profundamente no tecido, levando a benefícios como maior recuperação muscular e redução da dor nas articulações, artrite, joelho, espasmos musculares, dor no ombro, etc.

Além dos raios ultravioleta A e B, que estão no espectro de proteção do filtro, especialistas explicam que a luz visível e a radiação infravermelha são tão prejudiciais quanto, capazes de causar doenças no rosto e envelhecimento precoce da pele.

Isso auxilia na redução da dor, aliviando a inflamação e promovendo a regeneração dos tecidos. Melhora da circulação sanguínea: A luz infravermelha estimula a formação de novos vasos sanguíneos, promovendo uma melhor circulação e oxigenação dos tecidos afetados.

O nome significa "abaixo do vermelho" (do latin infra, "abaixo"). Isto se deve ao fato de a cor vermelha possuir a menor freqüência do espectro de luz visível e o infravermelho possuir uma freqüência logo abaixo da dele. O comprimento de onda do infravermelho possui tamanho aproximadamente de 750 nm a 1mm.

Abra o aplicativo e toque no botão “Acrescentar Dispositivo”. Uma pequena janela irá aparecer para você selecionar a opção de controle por Wi-Fi ou IR (infravermelho). Se essa janela não aparecer, significa que o seu celular não tem suporte ao segundo recurso. Nesse caso, você só conseguirá controlar Smart TVs.