Quais aparelhos atrai raio?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Não utilize celular e aparelhos eletrônicos com fio ligados ao carregador, raios podem te atingir através da rede elétrica da sua casa ou qualquer local protegido que esteja; Evitar permanecer nas piscina, lagos; Evite também ficar ao lado de portas, canos ou janelas metálicas.

Entenda os perigos e o que não fazer com o aparelho quando estiver relampejando? Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador.

Os celulares, no entanto, não causam mal algum, desde que não estejam carregando. Nesses casos, a alta tensão causada pela descarga elétrica pode se propagar, atingindo o dispositivo móvel em questão. Por isso, evite usá-lo enquanto carrega, durante chuvas com raios e trovões!

Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.

Cachorros e gatos ficam com medo da claridade e do barulho de raios e trovões, e as tempestades de verão são especialmente assustadoras para cães e gatos. O barulho da chuva com raios e trovões que ocorrem durante as tempestades são causas de grande estresse para os animais.

Isso pode queimar os aparelhos ligados no momento ou mesmo transferir essa carga para quem estiver usando, ou seja, dar um choque. Portanto, é sim perigoso tomar banho quando está relampejando, assim como é perigoso ficar próximo de telefones, computadores e outros aparelhos elétricos ligados na tomada.

Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

Algumas maneiras ideais de evitar ser atingido por um raio é procurar abrigo em automóveis fechados (lembrando de manter janelas e portas fechadas e não encostar na lataria). Você também pode procurar abrigo em edifícios com para-raios.

"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.

“Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa. Já os eletrodomésticos são protegidos pelo DPS, que é instalado no quadro de força e corta a energia em caso de sobrecarga, religando logo em seguida”, diz Martinho.

Carros e raios
não são os pneus que nos protegem dos raios. Assim como no caso dos aviões, a carroceria metálica dos automóveis funciona como uma gaiola de Faraday, fazendo com que os raios passem pelo exterior da carroceria até o solo, sem prejudicar o motorista ou os passageiros.

Se um raio atingir a rede elétrica nos arredores de onde você mora, pode ser que ele percorra a fiação até sua residência. Caso não haja nenhuma proteção, o surto elétrico pode queimar os aparelhos ligados na tomada.

A culpa é de quem? Da concessionária de energia elétrica, claro. Sim, a empresa prestadora do serviço tem o dever de pagar o conserto nesses casos. “Tempestade, descarga elétrica, oscilação de tensão.

Mas afinal, qual a chance de ser atingido por um raio? Bem, esse índice varia em cada país, mas o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) estima que essa probabilidade é de 1 em 1 milhão no Brasil.

Se estiver na rua, sem um abrigo próximo e sentir seus pelos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um relâmpago (raio) está prestes a cair, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles.