Quais antidepressivos causam perda de peso?

Perguntado por: iaparicio . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Um estudo realizado em 2014 sobre este tema parece demonstrar que os antidepressivos que causam menos ganho de peso são a amitriptilina, nortriptilina e a bupropiona. A bupropiona poderá mesmo levar a perda de peso.

Alguns antidepressivos podem inibir o apetite, o que pode ser um problema para certos tratamentos. É preciso fazer o tratamento medicamentoso, mas deve haver acompanhamento psicológico, para orientações necessárias nesse caso.

Os remédios mais utilizados para emagrecer, receitados pelo médico, são:

  1. Sibutramina. ...
  2. Orlistat. ...
  3. Saxenda (Liraglutida) ...
  4. Cloridrato de lorcaserina (Belviq) ...
  5. Fentermina. ...
  6. Naltrexona e Bupropiona.

De acordo com a médica psiquiátrica Danielle H. Admoni, a sertralina não é um remédio diretamente relacionado ao ganho ou à perda de peso como outros antidepressivos — como a fluoxetina e a vortioxetina, que podem levar ao emagrecimento; e a mirtazapina, que pode gerar os quilos a mais na balança.

Como agem no cérebro? Bupropiona age na dopamina e Fluoxetina na Serotonina. Ambos funcionam para depressão e ansiedade por mecanismos de ação diferentes. Bupropiona não interfere na função sexual e pode causar perda de peso, Fluoxetina pode causar ganho de peso associado a outros fatores.

As alterações físicas provocadas pela depressão e que levam à perda de peso são causadas, principalmente, pela falta de apetite, entretanto, o mau funcionamento do organismo também colabora para o quadro.

Na receita também constava um combinado do farmaco orlistate com morosil - um extrato de suco de laranja vernelho que combate a gordura localizada.

A ansiedade torna algumas pessoas apáticas. Dessa forma, perdem a vontade de comer com frequência, causando o emagrecimento. O metabolismo também é prejudicado na ausência de refeições. Ao notar perda ou ganho de peso anormal, é importante consultar um médico e um psicólogo imediatamente.

O Rivotril é um medicamento da classe dos benzodiazepínicos, funciona como ansiolítico, costuma ter também efeito sedativo, e não costuma acarretar ganho ou perda de peso.

A amitriptilina não possui substâncias capazes de causar o emagrecimento. Entretanto, o medicamento é capaz de desencadear transtornos psíquicos que levam à transtornos alimentares, como a anorexia, que é caracterizada pela distorção de imagem e diminuição drástica do apetite, levando à perda de peso.

Venlafaxina engorda ou emagrece? Como consta na bula do medicamento, seu uso pode ocasionar tanto o aumento quanto a redução de peso. Isso ocorre pela ação dos neurotransmissores na sensação de saciedade e apetite.

O Em7 Caps foi eleito o melhor remédio para emagrecer em 2022 pelo Portal UOL, por ser o mais seguro com fórmula aprovada pela ANVISA.

Mirtazapina, amitriptilina, mianserina, ziprazidona, pimozida, carbamazepina, oxcarbamazepina, ácido valpróico, imipramina, clomipramina, paroxetina. Em geral os antidepressivos mais antigos são mais propensos a causar ganho de peso do que os ISRS [inibidores seletivos da recaptação de serotonina].

Por que a fluoxetina emagrece? A fluoxetina é um antidepressivo que age inibindo a absorção de serotonina pelos neurônios, levando a um aumento dessa substância no cérebro, influenciando no humor e no controle do apetite, o que pode causar uma redução da ingestão de alimentos e uma diminuição do peso corporal.