Quais anos não reprovar?

Perguntado por: rarruda . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Lei 9.394/96, não podem ser reprovados os alunos que estão na educação infantil (4 e 5 anos) ou nos anos de alfabetização (1º e 2º ano do ensino fundamental).

Portaria da Secretaria de Educação permite aprovação de alunos sem frequência mínima. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou em 30 de dezembro uma portaria, de Nº 305/2022, que estabelece as regras para avaliação dos estudantes da rede estadual de ensino em 2023.

De acordo com o Censo Escolar 2020, a série que mais reprova alunos (ou que existe maior abandono da escola) é o 6º ano do ensino fundamental.

No estado de São Paulo, os alunos são avaliados ao final de ciclos de aprendizagem e só então, na última série do ciclo, podem ser reprovados. No Ensino Fundamental, os ciclos são considerados do 1ª ao 3º ano, do 4º ao 6º ano, e do 7º ao 9º ano.

A reprovação é um evento que acontece por diferentes causas, que vão desde dificuldades de ensino, aprendizagem ou mesmo causas de características pessoais, ligadas à família e cotidiano do aluno.

Não existem leis que formalizem a reprovação no país
Para a educação inicial, nos anos de alfabetização, a Lei 9.394/96 proíbe a reprovação dos alunos, seguindo ordens da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Isso acontece por essa fase não caracterizar nível ou subnível educacional.

A Lei 9.394 Proíbe A Reprovação - Portal Jurídico Investidura.

De acordo com o Censo Escolar 2020, a série que mais reprova alunos (ou que existe maior abandono da escola) é o 6º ano do ensino fundamental.

Na maioria dos casos, as matérias possuem algumas provas ao longo do tempo e a média total deve ser de, pelo menos, 60% para que o aluno seja reprovado.

Assim, mesmo que você não seja aprovado em uma disciplina, você não reprova de ano. Cada matéria da faculdade está disposta dentro de um período letivo, é claro. No entanto, elas funcionam de maneira independente. Dessa forma, o aluno tem total liberdade para criar sua grade de horários.

Então confira algumas ações que o professor pode fazer para melhorar o desempenho de seus alunos.

  1. Entenda a causa da nota baixa do aluno e só então decida como agir. ...
  2. Inove no método de aprendizado. ...
  3. Procure novas formas de se comunicar com os alunos. ...
  4. Envolva a tecnologia no aprendizado. ...
  5. Movimente o aluno.

Não há número limite de repetições, desde que dentro do prazo de validade, de 12 meses, para obtenção de habilitação.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

Saiba no blog da SchoolAdvisor se seu filho pode ser reprovado, de acordo com sua série escolar. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Lei 9.394/96, não podem ser reprovados os alunos que estão na educação infantil (4 e 5 anos) ou nos anos de alfabetização (1º e 2º ano do ensino fundamental).

Na rede de ensino do Estado de São Paulo, na qual a escola está inserida, é adotada a progressão continuada no Ensino Fundamental em três ciclos: do 1º ao 3º ano, do 4º ao 6º ano e do 7º ao 9º ano. No Ensino Médio, a retenção pode acontecer em qualquer série.

Sim. A reprovação por faltas ocorre quando o aluno ultrapassa os 25% do número de horas-aula dadas no ano letivo ou semestre letivo.

Se na sua escola tem 4 horas ... Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) um aluno será reprovado em qualquer Instituição de Ensino se suas faltas ultrapassarem 25% das horas-aulas ofertadas em determinado ano letivo, independente de sua nota final.

Finalmente, lembre-se que não há vergonha em repetir de ano. Muitas pessoas também tiverem seus percursos interrompidos, mas o mais importante é usar essa experiência para começar bem, olhando para o futuro. E, para evitar a repetição, você sempre pode ter aulas particulares online e presenciais !

Posso justificar minhas faltas? O aluno pode usufruir de até 16 faltas (8 dias) sem incorrer em reprovação (75% de presença).

Reprovação escolar: conheça 5 maneiras de diminuir essa taxa

  1. 1- Promova estratégias inclusivas.
  2. 2- Crie um sistema de monitoria.
  3. 3- Prepare o aluno para a vida, não para a prova.
  4. 4- Utilize indicadores para prever e evitar a reprovação.
  5. 5- Atue na prevenção, com aulas de reforço diferenciadas.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Lei 9.394/96, não podem ser reprovados os alunos que estão na educação infantil (4 e 5 anos) ou nos anos de alfabetização (1º e 2º ano do ensino fundamental). Progressão continuada com ciclo 2020-2021.