Quais animais voltaram a existir?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

Animais Extintos

  • Tartaruga gigante de Galápagos (Chelonoidis niger) ...
  • Rinoceronte negro do oeste africano (Diceros bicornis) ...
  • Limpa-folha-do-Nordeste (Philydor novaesi) ...
  • Foca-monge-do-caribe (Monachus tropicalis) ...
  • Golfinho-do-rio-chinês (Lipotes vexillifer) ...
  • Caburé-de-Pernambuco (Glaucidium mooreorum)

A empresa americana Colossal Biosciences anunciou, em 2021, o desejo de reintroduzir nas estepes de tundra da Sibéria e do Alasca o mamute lanoso (Mammuthus primigenius) que se extinguiu há 10 mil anos, na última Era Glacial.

1. Solenodonte. Considerada uma espécie em alto risco de extinção, o solenodonte chegou a ser classificado como extinto até 2023.

A ideia é reviver o mamute para que eles recriem o ecossistema existente há 10 mil anos, em que as gramíneas protegiam o permafrost do calor, distribuindo nutrientes no solo.

Os pesquisadores estão cientes dos desafios, já que é impossível recriar um animal, exatamente como ele era há 10 mil anos, nos moldes atuais. Porém, com ferramentas que permitem a edição de DNA, os cientistas podem inserir algumas características comuns dos mamutes em elefantes modernos.

Um novo estudo publicado na revista Nature determinou que carambolas-do-mar, também conhecidos como águas-vivas-de-pente ou ctenóforos, foram a primeira linhagem de seres a se ramificar na árvore da vida animal. Eles teriam vivido entre 600 milhões e 700 milhões de anos.

Existem três maneiras de trazer de volta animais extintos: retro-reprodução de espécies relacionadas para ganhar características perdidas; clonagem, que foi usada para criar a ovelha Dolly em 1996; e finalmente a edição de genes, o método que Gilbert e seus colegas estão estudando.

1. Tartaruga gigante de Galápagos (Chelonoidis niger) O último exemplar da tartaruga gigante de Galápagos morreu no ano de 2012, onde vivia em cativeiro. Na natureza, a espécie já era considerada extinta há mais de 150 anos.

Nesta terça-feira (31), a Colossal Laboratories & Biosciences, uma startup de biotecnologia em Dallas, no estado norte-americano do Texas, anunciou que pretende trazer o dodô de volta à vida.

Os dodôs foram extintos por causa dos marinheiros que se alimentavam dos animais e a introdução de espécies não nativas trazidas pelos europeus, como cachorro, gatos, porcos e ratos. A desextinção da espécie só é possível graças ao sequenciamento de genoma feito pela Universidade da Califórnia em 2022.

Qual é a origem da tartaruga Rafetus swinhoei? O animal mais raro do mundo habita a China e o Vietnã.

Tigre-da-tasmânia
Também conhecido como lobo-da-tasmânia, era quase idêntico tanto ao cão, como ao lobo nos âmbitos morfológico e comportamental, segundo a publicação. Este animal, uma vez descoberto na Austrália Ocidental, foi isolado e estudado por colonos europeus na ilha da Tasmânia, onde habitava.

Os animais que não mais existirão no ano de 2050

  • Atum-do-sul. ...
  • Axolote. ...
  • Gafanhoto de Crau. ...
  • Iguana da Jamaica. ...
  • Maçarico-bico-de-colher. ...
  • Tartaruga angonoka.

Mesmo as civilizações mais antigas exerceram impactos não naturais no ambiente. Cientistas estimam que os primeiros caçadores do Pleistoceno mataram mamutes e outros grandes animais na América durante 20 gerações.

Animais extintos no Brasil

  • Rato-de-noronha. O rato-de-noronha extinto ainda durante a colonização do Brasil. ...
  • Gritador-do-nordeste. O gritador-do-nordeste vivia entre as bromélias existentes nas florestas. ...
  • Perereca-verde-da-fímbria. Pouco se sabe sobre a perereca-verde-da-fímbria vista pela última vez em 1923.

Até hoje os cientistas não conseguiram extrair um genoma de mamute completo o suficiente de um fóssil para ser implantado diretamente em um óvulo, o que exclui a clonagem como opção para reviver o animal extinto.