Quais animais têm pele lisa?

Perguntado por: afurtado2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Animais que têm a pele lisa são os anfíbios:

  • Rãs.
  • Pererecas.
  • Salamandras.
  • Cobras-cegas.
  • Cecílias.

São animais de pele fina e úmida e não possuem pelos ou escamas. Os anfíbios existem há mais de 350 milhões de anos e foram os primeiros animais a apresentar musculatura para se sustentar fora da água.

Os répteis são animais que têm o corpo recoberto por uma pele seca e praticamente impermeável. Essa pele pode apresentar escamas (cobras), placas (jacarés, crocodilos) ou carapaças (tartarugas e jabutis), o que influencia na temperatura corporal.

A pele é mais espessa na face, pescoço dorsal, tórax dorsal, região glútea e base da cauda. Sendo mais fina nos pavilhões auriculares e na região de axila, virilha e perianal. A espessura média da pele do corpo dos gatos é de 0,4 a 2 mm e nos cães de 0,5 a 5 mm.

A cor da pele é cinza escuro e, enquanto a maioria das baleias têm pele lisa, a do cachalote é rugosa. A cauda é formada por uma grande nadadeira bifurcada, usada para propulsão na água, auxiliada pelos membros anteriores, com forma de nadadeiras.

Como dito anteriormente, uma característica interessante dos répteis é sua pele grossa, que, diferente dos anfíbios, é muito especializada para a vida no ambiente terrestre. Esses animais não possuem glândulas e sua pele pode ser recoberta por placas, escamas, plastrões e carapaças.

A tem a pele lisa e brilhante e as pernas longas mas dão saltos pequenos. A espécie mora principalmente em lagoas. Já o sapo tem a pele rugosa, as pernas curtinhas e preferem viver em terra firme, só procurando os ambientes aquáticos quando vão se reproduzir.

Algumas pessoas acham que a urina de anfíbios quando em contato com a pele em seu manuseio pode resultar em uma alergia popularmente chamada de cobreiro. Na verdade os anuros podem urinar como mecanismo de defesa ao fugir, no entanto é inofensiva, não causa alergia e nem cegueira se em contato com os olhos.

Os répteis são vertebrados que se tornaram totalmente independentes da água para se reproduzirem. A sua pele é seca e a respiração é feita pela respiração pulmonar. Os anfíbios anuros conquistaram o ambiente terrestre mas para reproduzir-se necessitam da água.

Herpetologia é um ramo da ciência que estuda os grupos de anfíbios (rãs, sapos, salamandras, tritões e cecílias/cobras-cegas) e répteis (cobras, lagartos, anfisbenídeos, tartarugas, cágados, tartarugas marinhas, crocodilos e os tuataras).

Os anfíbios são os animais popularmente conhecidos como sapos, rãs, pererecas, salamandras, tritões, cobras-cegas e cecílias. Todos eles fazem parte da Classe Amphibia, a qual está dividida em três Ordens.

Anfíbios

Anfíbios são animais vertebrados com duas fases de vida (aquática e terrestre). Possuem pele fina e úmida. Sapos, rãs, pererecas e salamandras são exemplos de anfíbios.

A pele de um golfinho é lisa e suave. Está constantemente a ser substituída. Além disso é extremamente sensível ao tacto e cicatriza com muita facilidade.

Os peixes apresentam uma pele espessa, revestida por escamas e rica em glândulas mucosas (epiderme estratificada). A pele divide-se em três camadas: epiderme; derme e hipoderme.