Quais animais tem listras?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Zebra é o nome dado a três espécies distintas de mamíferos pertencentes ao gênero Equus, mesmo gênero do cavalo. Esses animais são encontrados na África e destacam-se pela presença de listras pelo seu corpo.

Zebras são pretas com listras brancas, pois em geral são de origem africana onde o calor é intenso e podemos supor que originalmente as zebras possuem cor escura para proteção da radiação solar.

Okapia johnstoni

O ocapi (Okapia johnstoni) é um mamífero artiodáctilo nativo do nordeste da República Democrática do Congo, na África Central. Embora o ocapi tenha marcas listradas remanescentes de zebras, é mais estreitamente relacionado com a girafa.

Ela tem poucos meses de vida, mas já chama a atenção de quem passa pelo Bioparque Zoo Pomerode (SC).

Os pesquisadores já descobriram que desde o desenvolvimento embrionário, as zebras possuem a pele preta e que o padrão de listras pretas e brancas no pelo é determinado geneticamente, e que, dessa forma, cada zebra possui listras únicas.

Estamos falando das linhas de Blaschko. A descoberta desse fenômeno se deu no início do Século XX, quando Alfred Blaschko, um dermatologista alemão, estudou a pele de cerca de 150 pacientes e percebeu que pintas, marcas de nascença e algumas doenças na pele surgiam e pareciam seguir em linhas invisíveis.

Começa então um galope desesperado. Entre lutar e fugir (reações advindas do estresse causado pela presença de perigo), o animal obviamente escolhea fuga como meio de sobrevivência. A perseguição não dura mais do que um minuto; como comumente acontece na savana, a zebra escapa ilesa.

Existem três espécies diferentes de zebras: Equus quagga (zebra-das-planícies), Equus grevyi (zebra-de-grevy) e Equus zebra (zebra-das-montanhas).

A ideia básica dos pesquisadores é a de que as listras pretas absorveriam o calor e aqueceriam as zebras na manhã; já as listras brancas refletem mais a luz e, portanto, poderiam ajudar a refrescar os animais enquanto eles pastam por horas sob o sol escaldante.

A zebra-da-planície (Equus quagga) também conhecida como zebra-comum ou zebra-das-planícies é uma espécie de equídeo existente na savana africana. É a espécie de zebra com maior distribuição geográfica.

Dessa forma, concluíram que as zebras evoluíram de um design monocromático para listras para sofrer menos ataques desses insetos.

O peixe rosa com mãos
Embora ninguém tenha visto um peixe-mão-rosa desde 1999, os cientistas levaram anos para identificá-lo como uma nova espécie. As 14 espécies conhecidas de peixes-de-mão são encontradas apenas nas águas rasas do sudeste da Austrália.

Os ocapis são mamíferos que vivem no nordeste da República Democrática do Congo, na África Central. Costumam atingir até 1,5 m de altura, um comprimento médio de 2,5 m e pesar até 350 kg. O animal surgiu cerca de 11,5 milhões de anos atrás, e compartilha o mesmo antepassado que deu origem às girafas.

Características gerais: Popularmente conhecidos como Leões-marinhos, devido a juba de pêlos que o macho apresenta ao redor do pescoço. Única espécie de Leão-marinho que ocorre na região Sul do Brasil. Um animal de grande porte, com machos de até 2,5m e pesando até 300Kg.

As girafas são animais encontrados apenas no continente africano. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), habitam 18 países africanos e foram reintroduzidas em outros 3. Elas vivem em savanas, pradarias e também em regiões de florestas abertas.

Há o rumor de que zebras têm um coice mais poderoso, mas a evidência que sustenta isso é puramente anedótica. O fato de que zebras são mais difíceis de domar que cavalos pode estar do trás do mito.

Zebras evoluíram entre os cavalos do Velho Mundo nos últimos 4 milhões de anos.

A principal característica das zebras são as listras pelo corpo. Estes animais possuem uma padronagem da pelagem composta por listras contrastantes de cor. O corpo é branco com listras pretas dispostas na vertical. As patas sofrem uma exceção, sendo que nessa região as listras se encontram na horizontal.

O tipo de alimentação das zebras é exclusivamente herbívora, de forma que comem diferentes tipos de plantas, principalmente ervas, embora dependa da disponibilidade no habitat em que se desenvolvem. Também podem comer partes das plantas, como as folhas, os galhos ou inclusive cascas.