Quais animais silvestres transmitem doenças?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

As aves podem transmitir algumas doenças com potencial zoonótico, como a salmonelose, campilobacteriose, influenza aviária, psitacose e micobacteriose, entre outras. No Brasil, a zoonose mais comumente relacionada aos psitacídeos (papagaios, periquitos e araras) é a chamada psitacose ou clamidiose.

Por que comprar animais silvestres é ilegal? Ter animais silvestres como bichos de estimação é ilegal conforme a Lei nº 9.605 / 98. Ela proíbe a utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres e prevê pena de prisão de seis meses a um ano, além de multa para quem a desrespeitar.

Dormir com bichinho faz muito bem para os tutores
Segundo estudo da University of Missouri-Columbia, nos Estados Unidos, interagir com um bichinho faz com que o cérebro libere oxitocina, o hormônio do bem-estar. E isso pode ser vantajoso na hora do sono, ajudando o tutor a dormir melhor.

Os vírus são capazes de invadir diferentes tipos de células, principalmente bactérias, plantas e animais.

As zoonoses são doenças infecciosas naturalmente transmissíveis de animais para seres humanos.

Segundo a legislação vigente Introduzir animais em Unidades de Conservação, alimentar animais silvestres, abandonar animais domésticos é crime, com punições previstas com multa e detenção inafiançável.

Animais silvestres são os passarinhos, papagaios, corujas, cobras, jabutis, sapos, peixes, macacos, tamanduás, onças e tantos outros que vivem na natureza ou foram retirados da natureza a poucas gerações. Papagaios não são animais de estimação. Eles pertencem à natureza.

É importante não pegar, tocar ou mexer no animal e acionar o Corpo de Bombeiros ou na Secretaria de Meio Ambiente. “O ideal é não fazer a captura, o animal pode apresentar um risco, pode morder, bicar passar doenças. Passe apenas a observá-los e em caso de intercorrências entre em contato conosco”, recomendou.

Outros animais que não devem ser de estimação

  • Bicho-preguiça (Folivora)
  • Petauro-do-açúcar (Petaurus breviceps)
  • Raposa-do-deserto ou feneco (Vulpes zerda)
  • Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris)
  • Lêmure (Lemuriformes)
  • Jabuti (Chelonoidis carbonaria)

Por diferirem na aparência e no comportamento, muitos acreditam que os cães e gatos não são acometidos pelas mesmas doenças e não transmitem entre si, porém, a realidade é a contrária, cães e gatos podem, sim, compartilhar das mesmas enfermidades.

As bactérias que causam leptospirose são encontradas em gado, porcos, cavalos, cães, roedores e animais silvestres. A leptospirose é uma doença séria transmitida de animais para pessoas. Surtos da doença em seres humanos geralmente são causados por exposição a água contaminada pela urina de animais infectados.

A doença mais conhecida transmitida pela pulga é a peste bubônica. Na idade média essa enfermidade ficou conhecida como peste negra e dizimou 25 milhões de pessoas, na época isso correspondia a cerca de 50% da população da Europa. Hoje existem poucos casos pelo mundo, mas a peste bubônica ainda existe.

Essa é uma prática comum dos cães para chamar a atenção do seu dono, principalmente quando estão carentes. Os cães associam as lambidas ao amor, e costumam repetir esse ato para pedir carinho.

Normalmente, os cachorros lambem seus tutores justamente para demonstrar carinho. Os “lambeijos”, como costumam ser chamados, são como os nossos beijos e representam gratidão, identificação e afeto. Os cães são animais que sempre viveram de forma coletiva, em matilhas.

O estudo revelou que o cachorro consegue diferenciar entre o cheiro da pessoa apresentando e do seu dono no seu cérebro e fica feliz ao cheirar o seu dono, mesmo quando ele não está presente. Interessantemente, ao ser apresentado ao cheiros do seu dono, a região do cérebro do cachorro relacionada a recompensa ascendia.

Uma vez ligado à célula hospedeira, vírus animais podem entrar por variadas maneiras: por endocitose, quando a membrana se dobra para dentro; fazendo canais na membrana hospedeira (por meio dos quais DNA ou RNA pode ser injetado); ou, para vírus envelopados, fundindo-se com a membrana e liberando o capsídeo no interior ...

A infecção por Parvovirus, também chamada “Parvo”, é uma doença dos cães que é especialmente severa em cachorros e que afecta o tracto intestinal, provocando diarreia, febre e uma diminuição da capacidade do animal lutar contra as infecções.

É destruído pela luz solar e por irradiações ultravioleta. Na temperatura ambiente o vírus dura somente uma a duas semanas.

"Tem pessoas que beijam as aves e abraçam. Essa relação muito próxima pode causar problemas de saúde porque elas podem causar desde alergias como doenças mais graves", comentou o veterinário.

A quitridiomicose é uma doença infecciosa fatal que afecta os anfíbios; esta é causada por um fungo da divisão Chytridiomycota, Batrachochytrium dendrobatidis, especificamente.

Quais as principais doenças infecciosas? As principais doenças infecciosas com quadro de persistência no Brasil são a gripe, infecções de pele, as hospitalares, AIDS/HIV, as hepatites virais tipo B e C, a tuberculose e as doenças respiratórias e diarreicas, apresentando alta prevalência e distribuição geográfica.