Quais animais não pode comer no Réveillon?

Perguntado por: acaldeira7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

Além das aves, frutas com espinhos na casca também devem ser evitadas na ceia de Ano-Novo. De acordo com a crença, os espinhos representariam obstáculos e situações difíceis no futuro.

Não consumir aves
é evitada por muitos durante o Ano Novo. Isso porque elas ciscam para trás e, para muitos, esse fato pode trazer um atraso na vida. Por esse motivo, é recomendável comer carnes suína, bovina ou peixes, pois são animais que se movimentam para frente.

A resposta está nas escrituras sagradas e nas práticas religiosas que remontam há séculos, ligadas a honrar o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Em 2023, a Quaresma vai de 22 de fevereiro a 6 de abril.

Camarão e caranguejo também não entram no menu, já que andam para os lados– embora alguns consumam estes itens por acreditar que a sorte pode estar ao lado.

Peixes. Como nadam para frente, acredita-se que os peixes deem sorte no Réveillon porque indicam um futuro próspero. O bacalhau é uma das opções mais tradicionais e versáteis, já que pode ser cozido, assado ou até aparecer como recheio de bolinho.

Se você acredita nessas vibrações, veja na galeria o que você não deve fazer na noite de Réveillon para que seu ano não seja um desastre.

  • Comer peru ou frango. ...
  • Ficar de bolsos vazios. ...
  • Roupas escuras ou pretas. ...
  • Roupas já usadas. ...
  • Passar a virada sozinha. ...
  • Pensamentos negativos. ...
  • Casa suja e cama sem trocar.

Dicas de ceia réveillon 2023

  • Lentilha.
  • Carne de porco.
  • Rabanada.
  • Farofa.
  • Saladas.
  • Sobremesa.

Além do branco, pode ser usada na hora da virada. Monte sua mesa com lentilha, doces que contenham amendoim na receita e pipoca (pode ser já estourada ou apenas o milho). Este alimento representa vida, clareza e transformação. Após a virada do ano, as pipocas podem ser jogadas em frente à sua casa.

Passar o ano-novo dormindo é um mau sinal para os italianos. Quem dorme no dia 31, dormirá durante todo o ano! Também é costume jogar móveis velhos no último dia – até pela janela.

- Quem comia carne às sextas, mas não tinha pleno conhecimento, não cometeu pecado mortal; - Aqui no Brasil, CNBB permitiu que, em todas as sextas-feiras do ano, os fiéis comutem a abstinência de carne por outras práticas penitenciais ou exercícios piedosos.

Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.

Segundo ele, não comer carne é uma forma de penitência, que tem como referência a crucificação de Jesus que, de acordo a Bíblia, aconteceu numa sexta-feira. Esse gesto de renúncia é, para os católicos, uma forma de aproximar os fieis de Deus, experimentando restrições de prazer.

Dá para fazer ensopado, rechear, levar ao forno, o peixe vai estar sempre legal". Além dos peixes, outros frutos do mar costumam estar presentes na festa da passagem de ano.

Nosso cotidiano macarrão também pode fazer parte dos Alimentos de Fim de Ano. A tradição vem da China, e significa longevidade na mesa do réveillon.