Quais animais choram de tristeza?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

Chimpanzés, gorilas e orangotangos tem expressões e vocalizações quase humanas. E eles ainda sentem cócegas e expressam tristeza com mais emoção.

As dores físicas e desconfortos também são indicados por meio do choro do cachorro, que normalmente acontece sem lágrimas. Sendo assim acompanhados por outros comportamentos como apatia e falta de apetite que indicam que algo na saúde do cachorro não vai bem.

Como os humanos, os cachorros têm canais lacrimais que se enchem de lágrimas para manter os olhos limpos e saudáveis. Mas as lágrimas nos cães, que tendem a não cair como quando os humanos choram, não tinham sido associadas à emoção antes.

Dentre os animais que mais se parecem com os humanos quando estão sorrindo ou chorando, estão os primatas. Chimpanzés, gorilas e orangotangos tem expressões e vocalizações quase humanas. E eles ainda sentem cócegas e expressam tristeza com mais emoção.

De aves a mamíferos, passando por peixes e até moluscos, os animais sentem porque possuem circuitos e estruturas neurológicas que geram consciência – mesmo que seja difícil para nós, humanos, interpretarmos o que estão sentindo apenas observando-os.

A ursa Rowena comoveu internautas pelo histórico de maus-tratos, solidão e tristeza.

urso-polar Arturo

"O animal mais triste do mundo". Assim é conhecido o urso-polar Arturo, que vive em zoológico localizado na Argentina. O animal, que mora há dois anos no zoológico, tem 29 anos entrou em estado depressivo desde que sua parceira, Pelusa, morreu.

Qualquer cão pode manifestar sintomas de depressão, independente da raça, porém, existe uma maior predisposição a esse quadro em raças selecionadas para companhia.

Olhar nos olhos é um sinal de desafio no mundo animal. Muito antes da briga física acontecer, os animais se encaram, demonstram suas intenções com corpo (posição de patas, língua, orelhas, rabo e até piloereção). A disputa não irá para as vias de fato, caso um dos indivíduos desista, desvie o olhar e saia de perto.

Quando você está triste: Sim, ele consegue perceber quando você está triste, e é bem possível que ele tente te confortar, ficando do seu lado, deitando a cabeça no seu colo ou tentando lamber suas lágrimas.

De acordo com a veterinária Rubia Burnier, especialista em comportamento animal, os bichos realmente não vertem lágrimas quando querem manifestar seus sentimentos. "Os animais sentem emoções como medo, ansiedade e dor, mas se expressam de maneira diferente de nós, seres humanos", diz.

Existem alguns sinais que podem indicar que o cão está triste, como desinteresse para fazer as atividades de que gosta; perda de apetite; lambedura excessiva; semblante de apatia. Algumas situações afetam muito o emocional dos cães, como a perda de um companheiro canino, mudança de rotina e solidão.

Pode ser para demonstrar afeto ou para chamar a sua atenção. Pode também ser um sinal de stress e ansiedade. O comportamento de lamber pode parecer simples, mas na verdade é bastante complexo e pode ter diferentes significados.

O instinto protetor dos cachorros é muito forte com aqueles que amam. Não se assuste se ao chorar seu amigo for lamber as suas lágrimas. Embora não saibam falar eles demonstram afeto de outras formas. Basta apenas estamos atentos para perceber e, é claro, retribuir a todo esse amor.

Conheça a gata japonesa Koyuki, o animal mais 'mal-humorado' da internet.

O cachorro é considerado o melhor pet para ajudar nos quadros de depressão. Isso pois, diferente do gato, precisam sair de casa bastante e são mais ativos para brincar, incitando uma maior realização de atividade física para os donos.

Lobo. Comumente, o lobo é associado a um arquétipo de solidão. Contudo, o dirigente nos lembra que o animal também precisa da força da alcateia.

Outro animal que experimenta um parto violento é o porco-espinho. A maioria dos bebés sai do canal do parto sem complicações. Mas, em alguns casos, uma orientação fetal incorreta significa que a mãe pode ter que lidar com os espinhos apontados para o canal de parto. As hienas também têm um parto muito complicado…