Quais ambientes usar luz quente?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

São as luzes amareladas que possuem menor índice de graus Kevin, normalmente na média de 2.700K. Esse tipo de lâmpada pode ser usado em diversos ambientes, por proporcionar sensação de conforto, relaxamento, paz e aconchego, por isso, é indicado para quartos, sala de jantar, de estar e de TV.

Ela é quente, em termos de cor, o que proporciona uma atmosfera ideal para descansar após um dia corrido. Por ajudar a relaxar, dar um clima mais intimista e não forçar os olhos, esse tipo de luz é indicado para a iluminação de salas e quartos.

Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).

Tanto a luz quente como a luz fria podem ser usadas na iluminação de cozinha.

Branco quente: Bastante versáteis, são mais indicadas para quartos, salas de estar e de jantar. Branco neutro (suave): Podem ser utilizadas em vários ambientes. As principais recomendações são corredores, salas de jogos, garagens, escritórios domésticos, banheiros e cozinhas.

A mistura cai bem. Mas atenção: apesar dos termos “luz quente” e “luz fria”, ambas têm a mesma temperatura e não influenciam no ambiente. Elas também não têm diferença no consumo de energia.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

A tonalidade quente ou amarela (2.700K) é a responsável por agregar tranquilidade e aconchego. Em sua grande maioria, ela é a luz mais indicada para os quartos, visto que não irrita os olhos, pelo contrário, acalma. Portanto, para relaxar e descansar, aposte nesse tipo de lâmpada.

branca

Escolha da lâmpada adequada
Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.

O branco quente
É conhecido como a tonalidade mais amarelada da luz, como é o caso das lâmpadas incandescentes. O branco quente proporciona mais relaxamento aos usuários do ambiente, porque produz menos lúmens do que o branco frio.

Já a luz mais amarela, também conhecida como luz quente, torna o ambiente mais aconchegante e confortável. Ela é indicada para ambientes residenciais, pois traz uma sensação de relaxamento.

1- Cheque a qualidade das lâmpadas
É possível mudar completamente a cara de um cômodo utilizando luzes mais fortes. O LED, por exemplo, é o melhor tipo de lâmpada para clarear ambientes escuros.

A luz quente (abaixo de 3300K), possui tonalidade amarelada e é recomendada para ambientes de descanso e relaxamento, pois causam uma sensação mais acolhedora. Os tons quentes são mais utilizados em salas de estar, dormitórios e restaurantes.

Prefira luzes quentes! Geralmente, luzes quentes são aquelas que têm a cor mais amarela. Além de clarear, esse tipo de lâmpada cria uma atmosfera aconchegante indispensável para a iluminação da área gourmet. As lâmpadas quentes forçam menos os nossos olhos, por isso, estimulam sensações como relaxamento e conforto.

Iluminação na sala de jantar
Uma ótima ideia é combinar luz ambiente e luz de assento. A luz precisa ser brilhante o suficiente para iluminar a mesa, destacar a decoração e criar uma atmosfera agradável e versátil. Para atingir a quantidade ideal de luz, é importante adequar a luz ambiente, bem como acentuar a luz.

Já o tom frio está presente nas unidades mais altas. Assim, o branco frio é indicado por números acima dos 6000K e o branco quente por valores abaixo dos 4000K. Vale ter em mente que cada uma delas provoca uma percepção visual diferente.

UNIDADE DE MEDIDA DA TEMPERATURA DE COR
Quanto mais alta a TEMPERATURA de cor, mais clara é a tonalidade de COR da luz. Ex: 2700k ela irradia cor amarela; 4000k irradia cor neutra; 6500k, irradia cor branca.

No caso das habitações poderá ser utilizada 4000K ou 3000K, tendo sempre em conta que a temperatura mais baixa (3000K) transmite uma sensação de maior conforto e relaxamento, sendo aconselhada principalmente em quartos e salas de estar, que são consideradas áreas de descanso.

Luz quente e fria no mesmo ambiente
Muitas vezes é necessário criar ambientes que sejam mais versáteis, que você possa trabalhar nele, mas ao mesmo tempo tirar um tempo para relaxar e descansar. A melhor opção para fazer isso é mesclar a luz quente e fria no mesmo ambiente.