Quais alimentos que regulam os hormônios?

Perguntado por: emoraess . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4 / 5 18 votos

Alimentos que ajudam a regular os hormônios:

  • Coco. Está aí um alimento bastante popular e fácil de encontrar, que pode ser consumido de várias formas e em todas há um benefício para o equilíbrio hormonal. ...
  • Grão-de-bico. ...
  • Linhaça. ...
  • Brócolis. ...
  • Batata-doce. ...
  • Castanha-do-pará ...
  • Soja. ...
  • Azeite de oliva.

Os distúrbios hormonais podem ser causados por inúmeros fatores. Entre eles, condições de saúde, como a diabetes, ovários policísticos ou a malformação de glândulas endócrinas. Outras causas comuns incluem a má alimentação e alterações psicológicas, como o estresse.

Para verificar se há algum problema hormonal, é necessário que seja feito um exame de sangue. Isso porque, é apenas com a medição dos níveis hormonais presentes na circulação sanguínea, é possível identificar eventuais alterações em suas dosagens.

Qual o nome do exame para saber a taxa hormonal? Hemograma é o nome do exame que possibilita mensurar e analisar a taxa hormonal no organismo.

Doenças sistêmicas, como as doenças autoimunes, podem também acometer as glândulas e diminuir a produção hormonal”. Além desses fatores, é importante lembrar que a alimentação também influi na produção hormonal, já que a falta de alguns nutrientes podem interferir na produção de vários hormônios.

Entre os principais sintomas de falta de hormônios estão:

  1. Dificuldade para dormir;
  2. Facilidade para acordar no meio da noite;
  3. Dificuldade para acordar de manhã sem o auxílio do despertador;
  4. Diminuição da massa magra;
  5. Mais flacidez na pele;
  6. Ganho de gordura;
  7. Menos energia para as atividades cotidianas.

Alimentos como espinafre, alface, rúcula e brócolis são ricos em ácido fólico, folato e vitamina B9, responsáveis por melhorar a ovulação. Por isso, é muito importante incluir vegetais verde-escuros na dieta.

As mudanças cíclicas do estrogênio e da progesterona afetam tudo, desde a umidade até a elasticidade da pele. Além disso, os hormônios sexuais não afetam apenas a pele. Estudos sugerem que eles também podem causar uma série de alterações imunológicas, podendo até mesmo influenciar o curso da psoríase.

Vasopressina. A vasopressina é um hormônio que regula o equilíbrio de fluidos do corpo. Além disso, está envolvido na regulação da ansiedade, estresse e comportamento social.

Conheça os problemas hormonais que mais afetam as mulheres

  • Excesso de insulina. A insulina é o hormônio secretado pelo pâncreas, responsável pela metabolização da glicose. ...
  • Síndrome do ovário policístico. ...
  • Excesso de cortisol. ...
  • Hipertireoidismo/ hipotireoidismo.

Tratamentos para barriga hormonal
Uma boa dica é incluir uma rotina de práticas de exercícios físicos e reeducação alimentar, optando por uma alimentação mais equilibrada e saudável.

Também chamado de “Quarteto da Felicidade”, estes neurotransmissores são: endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina. Cada uma dessas substâncias químicas, liberadas naturalmente pelo cérebro, exerce um trabalho específico e muito especial para o nosso organismo.

Veja os principais e mais informações sobre cada um deles:

  1. Progesterona. A progesterona é um hormônio que é responsável por regular o ciclo menstrual da mulher, preparando o útero para receber o óvulo fertilizado e evitar que este seja expulso pelo corpo. ...
  2. Estrogênio. ...
  3. Ocitocina. ...
  4. HCG. ...
  5. Testosterona.

Os principais hormônios femininos são os estrogênios, a progesterona e a testosterona. Esses três têm diferentes funções no organismo da mulher, regulando a menstruação, a libido, atuando na gravidez e na menopausa.

Pode haver aumento no risco de acidente vascular cerebral (AVC) tromboembólico com tromboembolismo pulmonar (TEP), risco esse não aumentado com uso de terapia isolada de estrogênio.

Reposição hormonal: como saber se você precisa fazer?

  1. - ressecamento vaginal e diminuição da libido;
  2. - ondas de calor e sudorese;
  3. - insônia e irritabilidade;
  4. - dificuldades de atenção e memória.

Hormônios e queda de cabelo: tireóide
Tanto o hipertiroidismo quanto o hipotiroidismo são disfunções hormonais responsáveis por acentuada queda de cabelos. A queda por doenças tiroidianas pode ocorrer em homens e mulheres de qualquer idade. Mulheres, no entanto, costumam ser acometidas mais frequentemente.