Quais alimentos que ajudam a baixar a proteína na urina?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Uma estratégia nutricional que pode auxiliar na redução da proteinúria é a substituição (parcial) da proteína animal por proteína de soja. O ideal é o acompanhamento com nutricionista para que possa fazer um planejamento dietético adequado para tratar essa proteinúria.

A presença de proteína na urina pode acontecer quando acontece algum dano aos glomérulos ou aos túbulos renais. Em casos de inflamação ou cicatrizes nos glomérulos, pode fazer a proteína e até mesmo hemácias e leucócitos na nossa urina.

Laranja e limão
O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também.

Aumentar o consumo de fibras é outra estratégia importante. Pessoas que consomem mais fibras possuem um risco até 60% menor de aumento de PCR em relação àqueles com dietas pobres em fibras. Frutas, verduras e psyllium ajudam a aumentar o conteúdo de fibras na dieta.

A síndrome nefrótica exige uma dieta restrita em alimentos que possam prejudicar a função renal. Deve-se ter cuidado na quantidade de proteínas diárias, mas ovo cozido é permitido respeitando-se limites diários, caso a caso. Batatas devem ser cozidas ou assadas, evitando-se frituras.

A perda excessiva de proteínas pela urina recebe o nome de proteinúria e pode ser causada por diversas doenças, entre as quais, diabetes mellitus, lúpus eritematoso sistêmico, sífilis e hepatite viral.

Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.

Os chás que valem a pena conferir são os de folha de urtiga e raiz de dente-de-leão. A ideia é que esses chás estimulam os rins e causam um aumento da produção de urina. Como tal, mais creatinina pode ser eliminada do corpo.

A proteinúria é, normalmente, assintomática, sendo detectada por testes de rastreamento durante os exames médicos de rotina. Os pacientes podem relatar “urina espumosa” se as taxas de excreção de proteína são muito altas, e isso está associado à hipoalbuminemia e a edema como parte da síndrome nefrótica.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  • Hidratação é fundamental.
  • Chá de salsa.
  • Uvas.
  • Suco de limão, laranja e melão.
  • Algas marinhas.
  • Alimentos ricos em cálcio.
  • Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  • Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Desidratação
O que fazer: Caso se desconfie que a espuma tenha surgido por desidratação, deve-se beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia e beber ainda mais água quando se pratica exercício.

Vamos conhecer três bebidas naturais para limpar os rins.

  1. 1- Chá de dente-de-leão. O dente-de-leão é comestível e é bom para a saúde dos rins. ...
  2. 2- Suco de Beterraba. O suco de beterraba é útil como limpador de rins e melhora a saúde do fígado. ...
  3. 3- Chá de Gengibre. ...
  4. 4- Urtiga. ...
  5. 5- Suco de Limão.

A maçã é uma fruta muito conhecida por proporcionar diversos benefícios para a saúde, como reduzir o colesterol, prevenir doenças do coração e até câncer. Mas além disso, a maçã é rica em fibras e compostos anti-inflamatórios, que podem melhorar a saúde dos rins.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

O excesso de proteína pode ser cometido principalmente por quem prioriza o consumo de macronutriente visando o ganho de massa magra, ou seja, de massa muscular. Sendo assim, a busca pela hipertrofia pode acarretar no consumo excessivo de fontes de proteína.

O excesso de proteínas pode ser identificado através de alguns sinais e sintomas, sendo os principais:

  • Aumento do peso;
  • Aparecimento de pedra nos rins;
  • Inchaço, devido à retenção de líquidos;
  • Aumento da sede;
  • Prisão de ventre.

6g

Uma unidade de ovo de galinha tem, aproximadamente, 6g de proteína. O alimento pode ser consumido diariamente, pois traz diversos benefícios para a saúde que vão além do aporte proteico. Rico em vitamina B12, promove a redução dos níveis de gordura e auxilia na formação de músculos.

Confira algumas dicas importantes
Evite embutidos (salsicha, presunto, salame), pois são ricos em sal e conservantes, mesmo os denominados light; Beba bastante líquido, para manter seu corpo hidratado e prevenir a formação de cálculos renais. O ideal é que a urina saia clara.