Quais alimentos Puerperas devem evitar?

Perguntado por: areal . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

Os especialistas recomendam evitar o excesso de leite, carnes vermelhas, corantes e alimentos ultraprocessados. Embora o consumo de ultraprocessados como, bolachas, salsichas e presunto, seja prático, esses alimentos são nutricionalmente desbalanceados, repletos de gorduras, açúcares e de sódio.

Mas quais são os alimentos que causam cólicas no bebê? Os principais são os produtos lácteos, a soja, o trigo, ovos, os crucíferos, as frutas cítricas, o café e o chocolate¹. Somente esse fator já seria suficiente para ressaltar a importância de a lactante seguir uma dieta adequada a sua situação.

Evite frituras, refrigerantes, doces e alimentos muito condimentados, pois eles podem causar gases no bebê, trazendo cólicas fortíssimas e muito choro. Em relação a vida sexual no pós-parto, existem muitos mitos também, quando na verdade é muito simples.

Desse modo, quem amamenta pode, sim, comer ovos, exceto se houver a presença de alergia. A quantidade indicada por nutricionistas é de três a quatro ovos por semana. Os especialistas alertam apenas para que haja moderação, porque, assim como outras comidas, a ingestão de ovo em excesso pode fazer mal ao organismo.

Chás contendo camomila, passiflora, erva-doce e melissa, por exemplo, ajudam nas cólicas e podem auxiliar no sono do bebê. Por isso, inclua esses chás na sua dieta pós-parto para auxiliar a evitar as cólicas no bebê, e até mesmo a aliviar o problema.

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  • Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  • Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  • São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.

Não é preciso fazer uma dieta especial quando se amamenta, mas a alimentação deve ter equilíbrio nutricional. Isso significa ingerir muitas frutas e legumes, grãos integrais como aveia e arroz, além de cereais e pães identificados como "integrais" ou de "trigo integral".

Embora os bebês possam responder aos alimentos de maneira diferente, há vários grupos de alimentos que estão no topo das listas de gases que tendem a causar. Isso ocorre porque eles se decompõem lentamente. Os agressores podem ser vegetais verdes, feijões ou uma fruta de uma longa lista existente.

Banana: ela pode ser a companheira da rotina das novas mamães tanto no café da manhã quanto como um lanche da tarde! A banana é rica em nutrientes para o bom funcionamento do intestino, redução da pressão arterial e o equilíbrio de sódio no corpo.

Alimentos que podem causar gases em bebês:
Legumes: como brócolis, repolho, alcachofra, aspargo, couve-flor, couve de bruxelas, cebola e alho; Amidos, sendo eles batatas, milho e massas; Produtos lácteos – principalmente aqueles que têm na composição proteína do leite de vaca; Chocolate.

Pode comer arroz no pós-parto? Sim, não há restrição específica para o grão de arroz — o cuidado que pode ser tomado é não ingerir em excesso o arroz ou qualquer outro alimento, já o excesso pode trazer desconforto estomacal para mãe e bebê.

Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Comer ovo durante a amamentação não faz mal ao/à bebê.
O ovo é uma ótima fonte de proteína, vitaminas, minerais, gordura e pode ser consumido durante a amamentação sem causar nenhum prejuízo à mulher ou ao/à bebê.

Comer chocolate na amamentação não é proibido, mas é importante adotar alguns cuidados. Embora não seja preciso cortá-lo da dieta da lactante, se o alimento for ingerido em pequenas porções, isso não irá causar nenhum problema ao bebê.

Se vontade de comer doce é constante, aposte em frutas cozidas, ou doces de frutas como goiabada e bananada, de preferência sem açúcar.

Deite o recém-nascido de bruços sobre seu antebraço, enquanto faz movimentos circulares nas costas do seu filho. O carinho vai ajudá-lo a relaxar e a pressão na barriga ajuda a soltar os gases.

Ingestão de ar durante as amamentações, gases, refluxo, intolerância à lactose, alergia ao leite de vaca (ingerido pela mãe) e doenças inflamatórias intestinais são alguns exemplos de o que pode causar a cólica. Dessa forma, a maneira para evitar o problema costuma partir dessas suspeitas.

Ótimas opções são: água de coco, melancia e frutas/verduras vermelhos e alaranjados como manga, mamão, morango, cenoura e beterraba.

3Compressas geladas, amarrar os seios com faixas ou tomar chás e remédios para secar o leite são alguns dos métodos possíveis. 4Existem medicações para ajudar o leite materno a secar, porém todas, sem exceção alguma, devem ser indicadas pelo médico ginecologista.

As mamães devem evitar alimentos industrializados e ultraprocessados como enlatados, embutidos, refrigerantes, biscoitos e sorvetes. Esses alimentos são pobres de nutrientes, cheios de açúcares e gorduras saturadas.