Quais alimentos produz acrilamida?

Perguntado por: emata . Última atualização: 27 de abril de 2023
3.9 / 5 12 votos

Em abril de 2002, um grupo de pesquisadores da Suécia reportou a presença de acrilamida em alimentos ricos em carboidratos, quando assados, fritos ou torrados, sendo os cereais, as batatas e o café possivelmente suas maiores fontes de ingestão.

O café adiciona à nossa exposição diária à acrilamida entre 0,9 e 2,4 microgramas por xícara de 150 mililitros.

Para minimizar a produção de acrilamida nos alimentos ricos em carboidratos eles não devem ser fritos ou assados até ficarem escurecidos. Outras alternativas são a imersão das batatas em solução de ácido acético (vinagre) e o aumento do tempo de fermentação durante o processamento dos pães.

Também é preciso moderação no uso da air fryer para evitar o excesso de consumo de acrilamida, composto químico tóxico que é formado em alimentos ricos em amido (batata e pães, por exemplo) quando cozidos, torrados, grelhados ou fritos em altas temperaturas (acima de 120°C).

Identificar e quantificar acrilamida utilizando técnicas cromatográficas em amostras de Coffea arábica e Coffea canephora com diferentes graus de torra. Realizar a torra dos grãos de duas espécies de café com diferentes graus de torra. Efetuar medidas de cor da torra dos grãos após sua moagem.

Assim como no caso da airfryer, não há evidências científicas de que o uso do micro-ondas seja o responsável por oferecer novos riscos à saúde. Portanto, tanto o micro-ondas quanto a airfryer são eletrodomésticos que podem ser utilizados no dia a dia para a preparação dos alimentos.

Esta substância química é tida como provável causadora de câncer por diversos órgãos de saúde. Isso porque muitos testes em animais já foram realizados e todos eles indicam que a acrilamida influencia na mutação genética e na formação de alguns tipos de câncer neles.

O que muitos não sabem é que essa substância química é produzida quando determinados alimentos são preparados em altas temperaturas. Isso ocorre principalmente em alimentos que contém amido, como batata, salgadinhos processados, bolachas, pães de leite, cereais matinais e café instantâneo.

Os 5 tipos de alimentos que nunca se deve comer são aqueles ricos em gorduras processadas, açúcar, sal, aditivos como corantes, conservantes e realçadores de sabor, porque são substâncias prejudiciais para o organismo e estão associadas ao aparecimento de doenças como diabetes, obesidade, hipertensão e câncer.

Alimentos proibidos: 5 que você precisa evitar ao máximo

  • Frituras em óleos vegetais. As frituras são alimentos prejudiciais ao corpo, pois não permitem que todo o nutriente do alimento seja absorvido. ...
  • Comida industrializada e congelada. ...
  • Temperos prontos em cubos. ...
  • Embutidos e carnes processadas. ...
  • Refrigerantes.

A acrilamida é uma substância química usada na produção de poliacrilamida, a qual é empregada no tratamento de água potável e águas de reuso para remover partículas e outras impurezas. É também utilizada na produção de colas, papel, cosméticos e ainda em construção, nas fundações de represas e túneis.

O que é acrilamida
A formação de uma substância química chamada acrilamida ocorre quando alimentos são muito cozidos e/ou fritos. Essa substância é motivo de preocupação porque é cada vez mais comum o consumo de alimentos fritos ou muito cozidos.

Veja 3 dicas de como substituir frituras no seu cardápio!

  1. Adaptar as receitas para o forno. Um alimento frito absorve bastante gordura enquanto permanece na panela. ...
  2. Utilizar gorduras mais saudáveis. Restrições exageradas não fazem bem a ninguém. ...
  3. Investir em preparos grelhados.

Será que a fritadeira airfryer faz mal à saúde?

  • Só pode cozinhar alimentos que contenham gordura.
  • Fritadeira airfryer altera o gosto dos alimentos.
  • Fritadeira airfryer consome muita energia elétrica.
  • O antiaderente da air fryer precisa ser curado antes do uso.

Porém, alimentos congelados industrializados, como nuggets, hambúrgueres e batatas fritas não passam a ser saudáveis se preparados na fritadeira elétrica, eles são apenas menos prejudiciais ao seu organismo do que se fossem fritos em óleo.

Com a pesquisa foi possível concluir que para pequenas quantidades de comida, vale muito mais a pena utilizar a AirFryer. Porém, o que acontece é que muitas pessoas possuem fritadeiras pequenas e muitas bocas para alimentar, nesse caso, é melhor utilizar o forno.

Alimentos preparados em panelas de alumínio e aço inox podem absorver metais durante o cozimento e afetar a saúde humana.

A molécula de acrilamida foi utilizada durante anos e ainda é para construção de túneis e barragens. Outra forma de utilizá-la é como poliacrilamida, ou seja, depois de submetê-la ao processo de polimerização por adição.

Problemas na digestão
Pense bem, se não mastigamos direito, os alimentos vão em pedaços maiores para a digestão, não é? Imagine o organismo se desgastando mais na hora de fazer a digestão! Isso pode causar azia, dor e estufamento abdominal, gases, sonolência, gastrite e muitos outros problemas na saúde.

Não, o uso de papel manteiga e papel alumínio na Philips Airfryer não é recomendado pelas seguintes razões: Se você cobrir o fundo da cesta, o fluxo de ar dentro da airfryer será reduzido. Isso resultará na diminuição do desempenho de cozimento da Philips Airfryer.

Você pode usar qualquer tipo de forma de metal, seja alumínio, inox, antiaderente, assadeiras e potinhos de vidro refratário, porcelana ou cerâmica que suportem altas temperaturas e silicone. Na dúvida se pergunte: "Isso vai ao forno?", se a resposta for sim, também pode ir na AirFryer.