Quais alimentos prejudicam o ganho de massa muscular?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Presunto, mortadela, salsicha e companhia fazem parte da lista de piores alimentos para quem quer ganhar músculos e sua abundância em sódio é a maior culpada por isso. Além do sódio, a presença de conservantes e gorduras ruins é também prejudicial.

"Ganho de massa muscular acontece por meio do combo exercício + alimentação adequada e balanceada. O ideal é seguir a prática de exercício regular e musculação (sempre com orientação de um profissional educador físico) e uma alimentação adequada com um nutricionista”.

Clara de ovos ou ovo inteiro
Rica em albumina, uma proteína de absorção lenta, as claras de ovos são indicadas para consumo antes de dormir, pois evitam a perda de massa muscular. Se preferir, você também pode consumir o ovo inteiro, inclusive a gema é boa fonte de gorduras essenciais e ajuda a regular hormônios.

Já o ovo é uma excelente fonte de proteínas e, por isso, ajuda no aumento da massa muscular e na recuperação após o exercício físico.

Alimentos para ganhar massa muscular: 4 frutas com efeito anabolizante

  1. 1 – Banana. A banana, talvez, seja um dos alimentos mais populares do Brasil e do mundo. ...
  2. 2 – Abacaxi. Sabemos que o abacaxi possui inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar do organismo. ...
  3. 3 – Mamão. ...
  4. 4 – Abacate.

Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas. Estes nunca irão "crescer" tão rapidamente quanto os outros grupos musculares, devido ao tipo de fibras que possui.

Vitamina de banana e amendoim
Por conter banana e amendoim, essa vitamina é rica em carboidratos e gorduras saudáveis que aumentam a energia durante os treinos, melhorando o desempenho físico. Já o leite contém proteínas que promovem o ganho de massa muscular.

Faça exame de bioimpedância
A técnica mede a massa magra, a gordura total, a água corporal e outras informações referentes ao estado nutricional do atleta, sendo um importante fator para acompanhar o crescimento muscular. Ou seja, fornece dados para ajustar o treinamento em casa ou na academia.

Além de caprichar no treino durante o dia, é importante cuidar da alimentação e saber o que comer antes de dormir para ganhar massa muscular.
...
Alguns exemplos de alimentos que você pode usar na última refeição do dia para prevenir o catabolismo são:

  • Carne.
  • Peixe.
  • Frango.
  • Leite.
  • Tofu.
  • Lentilha.
  • Banana.
  • Abacate.

A média é de 3 a 6 meses para alcançar um físico definido e magro. Contudo, esse tempo varia de acordo com o seu biotipo, a sua carga genética e se você está ou não com sobrepeso.

O ideal é não comer grandes quantidades de alimentos antes de dormir e apostar em opções que sejam mais leves.
...

  • Café ...
  • Mate, chá preto ou chá verde. ...
  • Frituras. ...
  • Alimentos gordurosos. ...
  • Doces e bebidas açucaradas. ...
  • Bebidas alcóolicas.

Capriche nas fibras, mas sem exagero
Elas ajudam o intestino a funcionar, o que elimina aquele aspecto de abdômen estufado. E estão presentes nas frutas, nas hortaliças e nos produtos integrais, como granola, aveia e linhaça.

Se for ganhar massa muscular, por exemplo, o ideal é optar por iogurte com maior quantidade de proteína, como o +Whey, que, além de saudável e nutritivo, tem zero lactose, zero açúcar e zero gordura.

Nenhum músculo é fácil de crescer, mas o trapézio responde extremamente rápido ao treinamento para a maioria das pessoas.

Os principais suplementos que podem ser usados para melhorar o desempenho e ganhar massa muscular são:

  1. Whey protein. ...
  2. Creatina. ...
  3. BCAA. ...
  4. Glutamina. ...
  5. Caseína. ...
  6. Carnitina. ...
  7. L-arginina. ...
  8. Proteínas vegetais.

Banana concede energia para o treino
Fonte importante de potássio, a banana é importante para o funcionamento dos músculos e ajuda a prevenir cãibras. Por isso, uma boa dica é incluí-la na alimentação pré-treino.

Ovo. Provavelmente você conhece alguém ou já viu pessoas que fazem academia ingerirem uma alta quantidade de ovos cozidos. Eles são um dos principais alimentos para ganhar massa muscular. Isso acontece, pois são uma grande fonte de proteínas, ferro e vitaminas, além de ter fácil preparo.

Composta basicamente por água e carboidratos, a banana é uma ótima fonte de energia que pode ser utilizada durante o treino ou no período de recuperação. Além disso, as grandes quantidades de potássio ajudam na contração muscular e evitam as temidas câimbras.

É possível, por exemplo, ingerir de cinco a dez claras ao dia, ou fazer uma refeição só com clara de ovos”, informou o especialista, que recomenda o acompanhamento de nutricionistas.

O pão integral também garante energia para os treinos, pois os músculos não precisam apenas de proteínas para crescer, mas também dos carboidratos. Isso porque eles são fonte de energia para a realização de exercícios, desde os mais simples, até os mais intensos.

Benefícios do ovo para o ganho de massa muscular
De acordo com a nutricionista e jornalista Amanda Figueiredo, o ovo contém uma boa quantidade de ferro e vitaminas do complexo B, o que ajuda a melhorar a oxigenação e transporte de nutrientes no organismo, favorecendo o crescimento muscular.