Quais alimentos pioram o melasma?

Perguntado por: lsalgado . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

QUE ALIMENTOS QUE PIORAM O MELASMA?

  • Açúcar (doces, bolos, sorvetes e chocolates, entre outros);
  • Alimentos processados (salgadinhos, salsicha, estocados de carne, nuggets, fast-food e congelados);
  • Pão multigrão;
  • Carboidratos refinados e glúten (pizzas, pães, salgados assados ou fritos, entre outras massas);

Alguns alimentos podem retardar o envelhecimento, ajudar na cicatrização da pele, diminuir a oleosidade excessiva ou ressecamento, além de atenuar manchas. Conheça algumas delas: Vitaminas do complexo B, encontradas na carne, vegetais verdes folhosos cereais e ovos, auxiliam a normalizar as funções da pele.

Sol, fontes emissoras de luz visível, como tablet, computador, celular e o próprio calor podem piorar ou desencadear o melasma. Mas, muito além disso, o simples calor, como abrir um forno ligado, já pode estimular o aparecimento das manchas.

Alimentos ricos em antioxidantes
Vitamina C, Vitamina E, Vitamina A, Resveratrol, Flavonoides, Betacaroteno, Licopeno, Luteína e Selênio. Esses antioxidantes você encontra nesses alimentos: Frutas vermelhas (mirtilo, morango, amora, framboesa). Romã, kiwi e abacate.

Para tratar o melasma, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou ser indicada a realização de tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.

De dentro para fora
"O uso de antioxidantes orais pode ajudar a diminuir os danos causados pela irradiação solar na pele. Substâncias como Polypodium Leucotomos e Pycnogenol podem ser suplementadas para uma fotoproteção extra no verão e em situações de exposição aumentada ao sol.

"O principal pilar do tratamento do melasma é o protetor solar. A radiação ultravioleta, infravermelha e a luz azul são os principais desencadeantes da mancha. Por isso, filtros com proteção à UVA e UVB, de preferência com pigmentação, que vão agir na proteção contra a luz visível, são essenciais.

Para ajudar na remoção das manchas podem ser utilizados cremes clareadores a base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico, ácido azelaico, entre outras substâncias, e, os resultados demoram cerca de dois meses para aparecer.

O limão é rico em vitamina C e em ácido cítrico, que ajudam a clarear a pele e também são antioxidantes. Eles também neutralizam os radicais livres e a produção de colágeno.

O suco de limão é a melhor abordagem para a cura de melasma. Sua natureza e vitamina C segmento de ácido melhorar as manchas e descolar a camada externa da pele. Aplique o suco sobre as áreas afetadas, massagear suavemente por alguns segundos e deixe por 10 minutos.

Elas são provocadas por fatores como o sol e hormônios femininos, tanto da pílula quanto da gravidez. Algumas mulheres apresentam melhora espontânea do melasma após a menopausa, o que reforça essa teoria.

Alguns legumes e frutas têm ação fotoprotetora e também podem auxiliar na prevenção do melasma, como cenoura (rica em vitamina A) e tomate, ambos com propriedades antioxidantes. Ainda não há cura para o melasma. O recomendável é prevenir o seu aparecimento.

Vinagre de maçã
O vinagre de maçã possui ácido acético na sua composição que ajuda a clarear a pele, reduzindo o aspecto das manchas escuras, sendo uma boa opção de remédio caseiro para melasma e pode ser aplicado diretamente na pele.

Por isso, os seguintes passos são recomendados para ajudar a clarear a pele:

  1. Aplicar óleos vegetais, como óleo de rosa mosqueta;
  2. Fazer um tratamento estético, como laser, peeling químico ou de cristal;
  3. Usar cremes clareadores;
  4. Usar argila branca.

Sabonete Facial Blancy Mantecorp
Primeiro item da nossa lista, o sabonete facial Blancy da marca Mantecorp pode ser uma ótima opção para quem tem melasma. Além de ter ação esfoliante, que suaviza e melhora a textura da pele, ele também ajuda a clarear a pele e igualar ao tom da pele.

Se o seu desejo for disfarçar as manchas do melasma, opte por uma boa Camuflagem, como a da Makiê, que tem fórmula que garante cobertura perfeita e efeito natural de pele uniformizada. Além disso, a Camuflagem Makiê também ajuda a cuidar da saúde da sua pele. Ajudando você a ter um rosto sempre bem cuidado.

O clareamento do melasma resistente deve ser feito com séruns clareadores de alta eficácia, como o Clarivis Tx, que por atuar em 21 mecanismos clareadores, consegue clarear manchas escuras da pele inclusive melasma grau 2 e grau 3, além de manchas de acne e manchas de sol.

O melasma de grau 3 é o tipo mais severo da condição, pois é acompanhado de manchas extremamente escuras de diversos tamanhos. Geralmente ativo já por um longo período, superior a 5 anos, esse tipo de melasma tende a ser resistente ao tratamento, que deve ser mais intenso.