Quais alimentos fortalecem o intestino?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Cereais integrais: farelo de aveia ou de trigo, gérmen de trigo, linhaça, pão integral, arroz integral. Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico, soja. Hortaliças: berinjela, brócolis, vagem, aspargo, alcachofra e verduras, preferencialmente cruas como chicória (escarola), alface, rúcula.

Aumente a ingestão de fibras
Priorizar alimentos ricos em fibras, como frutas, folhas, nozes, sementes, legumes e produtos integrais, não apenas aumenta a ingestão de fibras, como também pode prevenir a constipação, tornando as fezes mais volumosas, macias e fáceis de eliminar.

Vitamina B12

Vitamina B12: melhora a saúde do trato gastrointestinal e pode ajudar a prevenir doenças inflamatórias no intestino.

Incluir alimentos fontes de fibras
Frutas frescas: laranja, mexerica com bagaço, mamão, figo, ameixa, manga, kiwi, abacaxi, uva, entre outras. Frutas secas: ameixa preta, damasco, figo seco, uva passa.

A prática de atividade física auxilia no bom funcionamento intestinal contribuindo para um melhor movimento desse órgão tão importante. Além dos benefícios associados ao intestino, aderir a atividade física de forma regular e prazerosa contribui para o gerenciamento do peso, bem-estar mental e outros.

Flora intestinal: água de coco, mamão e frutas vermelhas
Auxilia na recuperação da flora intestinal por causa da ação da glutamina e do potássio presentes na água de coco, do betacaroteno do mamão e das propriedades das frutas vermelhas.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Ocorre quando o trânsito dos alimentos pelo intestino é muito lento. A pessoa não consegue evacuar com a frequência necessária, os resíduos entram em estado de putrefação no abdômen. As fezes geralmente são ressecadas e duras, exigindo um grande esforço para sua eliminação.

Sucção do abdômen
Assim, a sucção envolve o movimento completo e profundo dos músculos abdominais, o que a torna um dos melhores exercícios para evacuar.

Famoso e queridinho de todos que convivem com a prisão de ventre, o mamão é rico em fibras que auxiliam a irrigar o bolo fecal e dar maior volume às fezes. Com grande concentração de papaína, uma enzima digestiva presente na fruta, auxilia a acelerar o processo digestivo e, consequentemente, estimula a evacuação.

Pessoas em tratamento da inflamação no intestino precisam beber bastante água para repor os líquidos em decorrência dos vômitos e diarreias, e consumir alimentos leves e de fácil digestão. Prefira os alimentos pastosos, como legumes cozidos, frutas e carnes magras.

Qual o melhor tipo de aveia? Apesar de todas as formas da aveia serem saudáveis, Lívia indica o consumo do farelo de aveia em detrimento dos demais produtos. “Ele contém altas concentrações de betaglucana, uma fibra que tem a capacidade de absorver água e regular o intestino”, pontua.

Café e bebidas alcoólicas. Fontes de cafeína como bebidas à base de cola, energéticos, café e guaraná têm efeito excitante e laxativo. Já as bebidas alcoólicas podem causar espasmos intestinais, além de aumentar a permeabilidade intestinal e piorar a disbiose intestinal (desequilíbrio entre bactérias boas e ruins).

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.