Quais alimentos fazem mal para memória?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Cinco alimentos que são ruins para o seu cérebro

  • Arroz branco. Alimentos com alto índice glicêmico aumentam o risco de depressão. ...
  • Sucos de frutas. O açúcar reduz a flexibilidade cognitiva, assim como a memória de longo e curto prazo. ...
  • Queijo. ...
  • Alimentos fritos. ...
  • Pipoca de micro-ondas. ...
  • A dieta do cérebro inteligente.

Chocolate, refrigerante, produtos industrializados, entre outros possuem uma quantidade elevada de açúcar, até mesmo nos produtos lights e diets! Altos níveis de açúcar prejudicam capacidades cognitivas como memória e aprendizado, além de interromper a sinalização da insulina.

O alto consumo de gordura saturada e de gordura trans está associado com o desenvolvimento de doenças do coração e de diabetes do tipo 2 que, por sua vez, estão relacionadas com um maior risco para o desenvolvimento de Alzheimer.

Quais são os alimentos que roubam a memória?

  • 1) Bebidas industrializadas. ...
  • 2) Carboidratos ultraprocessados. ...
  • 3) Alimentos gordurosos. ...
  • 4) Aspartame. ...
  • 5) Álcool. ...
  • 6) Pipoca de micro-ondas. ...
  • 7) Peixes com alta concentração de mercúrio.

Em traços gerais, os maus hábitos de sono, alimentação pouco cuidada e à base de açúcar, o tabagismo e o sedentarismo prejudicam a saúde do nosso cérebro, podendo comprometer o seu normal funcionamento a curto e médio prazo. O stress constante também afeta a concentração, a memória e o rendimento intelectual.

O estresse é um dos piores inimigos do cérebro. Ao longo do tempo, ele destrói as células cerebrais e danifica o hipocampo, que é a região do cérebro envolvida na formação de novas memórias e na recuperação de antigas.

Frutas para a memória: 6 aliadas do cérebro

  1. Laranja. Uma laranja de tamanho médio fornece por volta de 96 mg de vitamina C, a quantidade diária recomendada do nutriente que é fundamental para o cérebro, pois previne o declínio da função cerebral. ...
  2. Mirtilo. ...
  3. Cereja. ...
  4. Uva. ...
  5. Abacate. ...
  6. Morango.

Ter uma alimentação balanceada e saudável é o único meio comprovado para manter o cérebro ativo e melhorar a nossa memória. Alimentos como feijão, brócolis, salmão, ovos, tomate e até o chocolate, fortalecem os neurônios, melhoram o raciocínio, ativam a memória e podem também prevenir o Alzheimer.

Principais vilões para o cérebro
“Os maiores vilões são o estresse , o álcool, as drogas, a má alimentação, a poluição e o cigarro.

Causas do raciocínio lento
traumas ou problemas emocionais, como desemprego ou fim de relacionamento; trabalho excessivo e agenda sempre lotada; estresse, ansiedade e depressão; alimentação insuficiente em certos nutrientes e compostos bioativos.

'Protegendo o cérebro'
Algumas vitaminas B – ácido fólico, vitamina B6 e B12 – controlam os níveis da substância conhecida com homocisteína no sangue. Altos níveis de homocisteína são associados ao encolhimento mais rápido do cérebro e ao Alzheimer.

Folhas verde-escuras fornecem ômega 3 e ácido fólico, que fortalece o cérebro e previne o Alzheimer. Assim como os peixes, os vegetais folhosos (como rúcula, couve, espinafre e chicória) são fontes de ômega 3 e outros nutrientes importantes - em especial o ácido fólico, também conhecido como vitamina B9.

Conheça 7 dicas que ajudam nesse processo.

  • Evite muitas tarefas ao mesmo tempo.
  • Mantenha sua saúde em dia.
  • Enriqueça seu cardápio.
  • Tenha boa qualidade de sono.
  • Pratique atividades físicas.
  • Exercite seu cérebro.
  • Descanse.

Existem duas proteínas que são conhecidas por estarem ligadas à doença de Alzheimer - a beta-amilóide, que forma o que é conhecido como placa no cérebro, e a tau, que forma emaranhados nas células do cérebro.

Alguns suplementos para memória e concentração são: Ginkgo Biloba, suplemento natural que reduz o estresse e ajuda a aumentar o nível de concentração. Crianças e gestantes e nutrizes devem consumir sob orientação médica; Blueberry em cápsulas, rico em Vitaminas A,C,E, e rico Minerais como Zinco e Selênio.

O açúcar, em grandes quantidades, é outro dos inimigos do bom funcionamento do cérebro. Uma pesquisa da UCLA constatou que, se uma pessoa mantiver um alto consumo de açúcar por seis semanas, a sua capacidade de aprender e memorizar será prejudicada.

Claro que existem outros fatores que podem afetar nosso cérebro como fumar, a rotina que vira mesmice, comodismo e preguiça, pular o café da manhã, ingerir muito açúcar, falar pouco ou mesmo ouvir músicas e áudios em volume muito alto nos fones de ouvido.

Vitaminas para turbinar o cérebro
Entre eles estão ácido graxo ômega 3, ácido fólico (ou vitamina B9), vitamina C e vitamina E (ambas com forte ação antioxidante) e os fosfolipídios.

vitamina B12

A vitamina B12 está entre os principais componentes para a manutenção e funcionamento de um cérebro saudável. Ela age diretamente nesse órgão imprescindível do nosso organismo e, sua deficiência, pode causar sérios riscos cerebrais.