Quais alimentos evitar para quem tem problema nos rins?

Perguntado por: emello . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Por isso, é preciso limitar o consumo de sal para, no máximo, 5 gramas diárias e evitar alimentos ricos em sódio, como:

  • macarrão instantâneo;
  • sucos prontos;
  • embutidos;
  • molhos para salada;
  • carnes processadas e.
  • alimentos processados, em geral (salgadinhos, refrigerantes, etc).

Para melhorar e cuidar da saúde dos rins, é melhor beber melancia, graças à sua grande quantidade de água. Mas mirtilos também são muito eficazes graças ao fato de ser uma fruta da floresta com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.

Prefira as frutas pobres em potássio, como: abacaxi, ameixa, banana maçã, laranja lima, maçã, mamão, manga, melancia, morango, pêra e pêssego.

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

É muito importante ressaltar que, embora a maior parte dos cálculos seja composta de cálcio, NÃO devemos evitar o consumo de alimentos ricos nessa substância. Em outras palavras, o paciente com pedra nos rins pode e de tomar consumir leite e derivados.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Obesidade - com aumento excessivo de peso corporal, o metabolismo demanda filtragem de sangue maior que o costume, sobrecarregando os rins; Hipertensão arterial - em um organismo saudável, os rins filtram 25% de todo o sangue bombeado pelo coração.

Os pacientes podem comer tomate sem medo. A fruta só é contraindicada quando o nível de potássio está muito alto no sangue do paciente. Comer tomates e vegetais com sementes em quantidades normais não tem nenhum papel em causar cálculos renais.

Os melhores sucos para limpar os rins são:

  • Suco de melancia com limão;
  • Suco de cenoura, aipo e maçã;
  • Suco de aipo com pepino.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

Neste caso, são recomendados: ovos, frango, peru e outras aves, bem como carne de porco magra. Idealmente, o seu médico irá dizer-lhe as quantidades exatas de proteína a consumir.

A carne suína tem a menor relação sódio/potássio quando comparada à carne de frango e de boi. Por isso, é indicada para pessoas com problemas de hipertensão arterial. Uma das virtudes da carne suína é o seu teor de potássio.

Existem plantas para chá que fazem mal aos rins e que você deve evitar na hora de tratar problemas de rins. Geralmente as plantas que fazem mal para os rins contêm uma substância chamada 'oxalato'.
...
Confira esta lista de chás que fazem mal para os rins:

  • Chá verde.
  • Chá preto.
  • Chá mate.
  • Chá de carambola.
  • Chá de hibisco.

Na dieta para problemas renais é importante controlar a ingestão de proteínas, como frango, feijão, peixe e ovo, pois o seu consumo excessivo pode sobrecarregar os rins, favorecendo a ocorrência de sinais e sintomas, como dor nas costas, cansaço, dor ao urinar ou vontade frequente de urinar.

Qualquer paciente que apresente déficit na função renal deve evitar o excesso no consumo de alimentos ricos em potássio, como pinhão, batata doce assada, amendoim, canjica, quentão, paçoca, pé de moleque, cural, cuscuz de milho e pamonha.

Pacientes podem ser orientados a evitar certos tipos de antiácidos que têm cálcio como base. As pessoas com urina muito ácida precisam comer menos carne, peixe e frango.

Consumo excessivo de álcool; Histórico de doenças cardiovasculares – tais como acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, doença coronariana, entre outras; Uso de determinados medicamentos – alguns são potencialmente tóxicos para os rins, principalmente para pessoas que já possuem algum problema renal.