Quais alimentos devo estocar na crise?

Perguntado por: ymodesto9 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Quais alimentos estocar em tempos de crise

  • Estocagem básica: muita água.
  • Dicas para tratar água.
  • Estocar sal é importante.
  • Grãos são fáceis e imprescindíveis.
  • Trigo e farinha de milho.
  • Óleos enlatados.
  • Leites em caixa e em pó
  • Medicamentos e primeiros socorros.

O Serviço Federal de Proteção Civil e Auxílio em Catástrofes sugere levar material de primeiros socorros, comida para dois dias, documentos importantes, uma garrafa de água, saco de dormir, roupas, além de outros itens já mencionados.

Açúcar e sal
Como alimentos por direito próprio, se o sal e o açúcar forem armazenados longe da umidade em recipientes herméticos, eles irão durar indefinidamente. Mas os aditivos, como o iodo adicionado ao sal, podem reduzir sua vida útil a cerca de cinco anos.

O mel é muitas vezes considerado o único alimento que realmente dura para sempre, graças a sua química mágica e a obra de abelhas. O néctar das flores se mistura com enzimas dentro das abelhas que extraí-lo, o que muda a composição do néctar e divide-os em açúcares simples que são depositados em favos de mel.

Seja linhaça, aveia, arroz, milho, farinhas etc., o ideal sempre é armazená-los em local fresco e seco e dentro de potes fechados.

Para organizar o estoque de alimentos de um restaurante é preciso contar uma ficha técnica de cada prato, controlar a entrada de mercadorias, separar o estoque seco do de perecíveis, além de organizar a despensa por ordem de validade. Também é necessário fazer a auditoria e limpeza da área regularmente.

Eles utilizam garrafas pet para estocar alimentos desidratados, como arroz e feijão, que, se alocados da forma correta, podem durar até 30 anos.

Caso você não tenha um frasco de vidro, pode ser de plástico, com tampa que fique muito bem fechada. Limpe os potes e a despensa com vinagre branco, água quente e detergente. Manter o pote higienizado também é fundamental para evitar surpresas no arroz cru.

Itens básicos como arroz, feijão, macarrão, café, sal e açúcar, por exemplo, não podem faltar. E o que muita gente esquece de planejar são aqueles produtos de limpeza, mas eles são essenciais. Coloque o CIF Especialistas no seu planejamento, com produtos como CIF cozinha, banheiro, tira limo e limpa vidros.

Se o pote for transparente, não dá para armazenar o café! Isso porque ele não vai estar protegido da luz e do calor. E, caso você vá utilizar um dos dois, é importante não colocar o café diretamente no recipiente. Feche bem a embalagem e guarde a embalagem dentro do pote ou da lata.

O que fazer em caso de catástrofe

  1. Plano de Evacuação. Junte a família e estabeleça: ...
  2. Plano de Defesa Doméstica. Ainda com a família toda junta, ensine:
  3. Plano de Ação. É fundamental manter-se calmo e fazer uma avaliação da gravidade da situação, para saber o que pode fazer para garantir a sua segurança e a da sua família.

ARROZ BRANCO (cru, em grãos, ainda na embalagem fechada)
Quanto tempo dura na despensa: indefinidamente, se conservado em embalagem apropriada. Mais uma dica: depois de cozido, o arroz dura de 4 a 6 dias na geladeira. Você deve refrigerá-lo até duas horas depois do cozimento e conservá-lo em recipiente hermético.

A população mundial em situação de insegurança alimentar aguda passou de 135 milhões em 2019 para 345 milhões, e atualmente 845 milhões de pessoas no planeta ainda carecem de alimentação adequada. E o quadro pode se tornar ainda mais sério.

A vida útil do arroz varia.
Segundo a Healthline, antes de cozinhado, o arroz branco pode durar até dois anos se mantido a temperatura ambiente, enquanto que o arroz integral dura cerca de seis meses. Congelar aumenta a sua vida útil. Já o arroz cozinhado deve ser refrigerado e conservado até cerca de quatro dias.

Estes 7 alimentos podem ser armazenados fora da geladeira

  1. Café Se for guardado na geladeira, o café pode perder grande parte do sabor e da textura, pois a interação com a temperatura mais fria pode tirar dos grãos as características mais básicas. ...
  2. Ovos. ...
  3. Pão. ...
  4. Mel. ...
  5. Manteiga. ...
  6. Abacate. ...
  7. Banana.

O ideal é que estes produtos sejam armazenados em ambientes bem arejados, com luz, porém, sem incidência direta sobre as embalagens. Outro ponto relevante é a janela. É recomendável que as aberturas estejam protegidas por telas, evitando a presença de pragas e mosquitos.

Feijão. O feijão cru também entra para essa lista de alimentos que se conservam com qualidade por tempo indeterminado. Em média de um ano após seu armazenamento, ele pode demorar mais para amolecer enquanto cozinha, mas não chega a perder nenhuma de suas qualidades com o tempo.

Devem ser guardados no armário, bem fechados. Precisam estar protegidos do calor, umidade, ar e da luz. Do contrário, vão oxidar ou estragar mais rápido.

Cada alimento na geladeira deve ser armazenado em recipientes ou sacos fechados, para que não tenha contato com outros produtos que possam estar contaminados. Além disso, não se deve superlotar a geladeira, para que o ar frio circule com mais facilidade e conserve os alimentos por mais tempo.

No caso do estoque seco, o ideal é deixa-los em pallets, prateleiras, estantes, etc. Além de não ficarem em contato direto com o piso, terão um espaço que permitirá a circulação do ar entre os alimentos. Siga as medidas de: 25 cm longe do chão, 60 cm longe do teto e 10 cm longe das paredes.