Quais alimentos devemos evitar quando estamos com infecção de urina?

Perguntado por: umarques . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 2 votos

Açúcares; Carnes processadas e embutidos; Alimentos ricos em farinha branca; Comidas muito condimentadas ou picantes.

Cranberry: conheça a fruta que combate a infecção urinária | GZH.

Beber bastante água é uma das melhores maneiras de aliviar os sintomas da infecção urinária. Isso ajuda a diluir a urina e a eliminar as bactérias do trato urinário. Contudo, a ingestão de água descontrolada, pode influenciar na pressão.

Chás são aliados dos remédios para infecção urinária
Por ser uma infecção bacteriana, ela precisa ser tratada sempre com o uso de antibióticos. No entanto, existem outras medidas que podem ser adjuvantes a este tratamento, que nunca deve ser abandonado.

Suco verde para infecção urinária
Suco Verde, Pera, Couve, Limão e Gengibre: esse suco com uma coloração verde vibrante leva o sabor adocicado da pera, a acidez do limão e a leve ardência do gengibre como diferencial, é nutritivo e ainda pode te auxiliar a urinar mais.

Laranja, limão, limas, toranja, tangerina e abacaxi são frutas ácidas e podem irritar a bexiga. Procure não consumir essas frutas e observe se há uma melhora dos sintomas. Tomates. Os tomates são alimentos ácidos e podem provocar a bexiga.

– Infecção Leve: É possível realizar o tratamento por meio do uso de antibióticos por via oral (por boca) em casa por 1 a 2 semanas. Entretanto, em alguns casos, o tratamento pode começar no hospital com antibióticos mais potentes pela veia por 1 a 2 dias até os sintomas melhorarem.

Principais métodos de tratamento de infecção urinária
Quando médico se depara com um quadro de infecção simples, os antibióticos mais comuns são: Cefalexina (Keflex); Ceftriaxona; Trimetoprim / sulfametoxazol (Bactrim, Septra, outros);

Quando ocorre a infecção na uretra, pode haver uma urgência e vontade de urinar com frequência, seguida de dor no canal urinário. Quando a bactéria infecta os rins, pode causar febre alta, dores nas costas (do lado do rim infectado), náuseas e vômitos. Outros sintomas comuns são: Urina leitosa com odor acentuado.

O consumo de cafeína pode ser um fator importante para irritar a bexiga. Por ser um diurético, pode causar mais urina. Também faz com que a bexiga se contraia, contribuindo para a incontinência de estresse ou de urgência. A cafeína é encontrada naturalmente em grãos de café, folhas de chá e grãos de cacau.

Não há problema em consumir carne de qualquer espécie.

Mas as causas por trás desse problema de saúde são diversas, entre elas higiene inadequada, histórico familiar, gestação, infecção hospitalar, atividade sexual e doenças crônicas, como diabetes. A infecção urinária pode afetar bexiga (quando ganha o nome de cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite).

Se você tem folhas ou saquinhos de chá Echinacea, essa erva contém fortes propriedades antibióticas e antivirais. Ela pode até mesmo ajudar a aliviar os sintomas da gripe e resfriado naturalmente.

O extrato concentrado de cranberry é um dos remédios naturais mais pesquisados para o tratamento de infecção urinária. A alta concentração de proantocianidinas no cranberry, e a D-manose, demonstraram que podem impedir que a bactéria desenvolva resistência aos antibióticos e se instale no trato urinário.