Quais alimentos causam cristais na urina?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Para reduzir a concentração desses cristais é importante manter uma dieta saudável, evitando o consumo excessivo de certos alimentos, como:

  • Sal;
  • Temperos industrializados;
  • Alimentos que contêm oxalato: espinafre, ruibarbo, amendoim, beterraba, chá preto, batata doce, chocolate, café e refrigerantes à base de cola);

1 – Aposte na ingestão de líquidos
Quando consumido nos alimentos, o ácido cítrico dá origem a um sal citrato que impede a formação de cristais e pedras. Beber bastante líquido, além de prevenir, também é uma das maneiras espontâneas de eliminar as pedras no rins.

Os alimentos que não se pode comer são sal, embutidos como salsicha, linguiça, paio, escarola, espinafre, beterraba, salsinha, almeirão, quiabo, ruibarbo, batata doce. Outros que também devem ser evitados são: amendoim, nozes, pimenta, marmelada, farelo de trigo, carambola, chá preto ou chá mate.

Existem algumas recomendações gerais para minimizar a concentração desses cristais, sendo elas:

  1. beber bastante água;
  2. evitar o sedentarismo;
  3. reduzir o consumo de sódio.

O hibisco é uma planta que pode ser utilizada para tratamento de pedra nos rins, pois tem propriedade diurética, ou seja, aumenta a frequência urinária. Esta planta também ajuda a reduzir a deposição de cristais nos rins.

Os cristais saem do lugar por diversas razões. A VPPB pode ocorrer seguida de uma infecção da orelha interna ou febre. Uma concussão, movimento de “chicote” da cabeça ou uma pancada da cabeça, podem fazer com que os cristais saiam e fiquem circulando livremente dentro dos canais semicirculares.

Entenda como eliminar pedra nos rins com o auxílio dos alimentos

  1. Evite alimentos excessivamente salgados. O sódio é altamente influente na formação de pedras nos rins. ...
  2. Beba sucos cítricos. ...
  3. Não consuma proteína animal exageradamente. ...
  4. Evite alimentos ricos em Oxalato.

Sinais e sintomas da presença de cristais na urina
Alteração na cor da urina; Dificuldade para urinar; Dor abdominal. Os cristais na urina podem ser identificados por meio de um exame de urina que analisa a quantidade, o tamanho e o tipo de cristal.

Os sintomas de altas concentrações de oxalato de cálcio na urina podem ser: alteração na cor e cheiro da urina, dificuldade para urinar, dor abdominal, inchaço nas pernas, presença de espuma na urina, dentre outros.

Primeiramente, o que são esses “cristais”? Dentro do nosso labirinto temos 2 estruturas: o sáculo e o utrículo, os chamados órgão otolíticos, justamente aí que ficam pequenos cristais de carbonato de cálcio, conhecidos por otólitos ou otocônias ou estatocônias, que auxiliam na manutenção do nosso equilíbrio.

Os cálculos são minerais formados principalmente de sais de cálcio, fósforo e amônio, mais raramente de material orgânico (como ácido úrico, aminoácidos e sulfas), que se formam como concreções, principalmente no aparelho urinário do ser humano e de certos animais.

Os cálculos surgem quando pequenos cristais de sais e minerais se acumulam e formam pedras de tamanhos variados em alguns órgãos do corpo, como rins, vesícula biliar e bexiga. Geralmente, o paciente só descobre as pedras ao sentir desconforto em uma dessas regiões.

"Alimentos ricos em potássio - como banana, leguminosas, lentilha e grão de bico - agem inversamente ao sódio. Eles reduzem a eliminam o cálcio urinário, reduzindo também a formação de pedras", afirma Iara. Abacaxi, laranja e limão são frutas ricas em citrato, substância que inibe a cristalização.

Olá, não tem problema algum consumir ovos. Nesse caso, o importante é evitar alimentos gordurosos, fritos, com muita pimenta e condimentos.

Os cristais são uma ótima aposta para quem busca renovar as energias de um ambiente, ou até de si mesmo. No Feng Shui, é recorrente o uso de cristais para energizar e harmonizar ambientes e chakras. Além de conseguir energizar positivamente um ambiente, o cristal também tem o poder de absorver energias negativas.

Quando um paciente inicia um tratamento através da cristaloterapia, o contato da pedra entra no sistema energético, ressonando assim com todo o sistema. O resultado disso é o reequilíbrio das energias e, consequentemente, das emoções o do bem-estar.

Não é indicado consumir frutas ácidas quando se está com infecção urinária. Apesar de frutas como o abacaxi, a laranja e o limão serem ótimas para a nossa saúde e agirem como antioxidantes e anti-inflamatórios, nesse caso, elas podem acabar irritando a bexiga e piorando o quadro.