Quais alfabetos utilizados pelas línguas mais faladas atualmente?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Resposta verificada por especialistas. Os alfabetos utilizados pelas línguas mais faladas atualmente, são: Alfabeto Latino, Grego e o Cirílico.

O alfabeto de representação gráfica da língua portuguesa é o latino. Os países de língua portuguesa, que incluem o Brasil, aboliram as variações após a assinatura do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e acrescentaram as letras que notam os sons de K, Y e W.

Helvetica

Helvetica é sem dúvida o tipo mais famoso do planeta. Originalmente projetado pelo designer suíço Max Miedinger em 1957, este tipo de letra clássico tem sido usado em todos os lugares desde o seu nascimento na década de 1950 até hoje.

O alfabeto passa a ter 26 letras, dispostas da seguinte forma: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z, como comumente víamos.

  • Francês: uma língua de grande importância cultural. ...
  • Árabe: a segunda língua no mundo dos negócios. ...
  • Espanhol: uma língua em crescimento. ...
  • Hindi: uma dos idiomas oficiais mais comuns da Índia. ...
  • Chinês mandarim: o idioma com mais falantes nativos. ...
  • Inglês: o idioma de intercâmbio por excelência.

fenício

O primeiro alfabeto conhecido é o fenício, que deu origem a quase todos os outros. Nascimento: Entre os séculos XIII e XI a.C. Algumas línguas que o utilizam: fenício e diversas outras línguas da Antiguidade, da região onde ele foi inventado. Funcionamento: Consonantal.

O alfabeto latino, também conhecido como alfabeto romano, é o sistema de escrita alfabética mais utilizado no mundo, e é o alfabeto utilizado para escrever a língua portuguesa e a maioria das línguas da Europa ocidental e central e das áreas colonizadas por europeus.

Cartazes alfabeto quatro tipos de letras: cursiva, bastão, minúscula, maiúscula!

1º de janeiro de 2009

A partir de 1º de janeiro de 2009, entrou em vigor a Nova Reforma Ortográfica. Desde então, mudanças ocorreram no que se refere à acentuação gráfica, ao emprego do hífen, trema e, sobretudo, ao nosso alfabeto. Este, que antes se compunha de 23 letras, agora se compõe de 26 letras.

Entre essas expressões está o alfabeto cirílico, utilizado pelo idioma russo e mais outros cinco países. Por meio de uma história de expansão política e cultural, o cirílico se estendeu até países não-eslavos, como a Mongólia, e o resultado foi que hoje cerca de 252 milhões de pessoas usam o cirílico no dia a dia.

No entanto, é importante entendermos que existem dois alfabetos modernos em espanhol, um que vigorava até 2010 quando a Real Academia Española realizou uma reforma ortográfica e duas letras passaram a ser dígrafos. Antes da reforma o alfabeto espanhol possuía 29 letras e agora possui 27.

Como surgiu o alfabeto em inglês
Os missionários cristãos mudaram a escrita e introduziram o alfabeto latino, a partir do século VII, conhecido como alfabeto romano. Mesmo com as mudanças dos missionários, o anglo-saxão continuou existindo em paralelo com o latino por anos.

Os 5 idiomas mais fáceis de aprender

  • Inglês.
  • Francês.
  • Espanhol.
  • Italiano.

Como o latim ou grego antigamente, o inglês é a língua universal hoje. É o idioma padrão em negócios internacionais, turismo, tecnologia, etc. Uma pessoa bilíngue, que fala espanhol e inglês, é capaz de entender 1 em cada 3 pessoas que se conectam à Internet (Internet World Stats, 2019).

Com raras exceções, a letra Y, além de representar o fonema I, pode representar o grafema J. Por exemplo, em nomes estrangeiros, quando vier seguida de A, como no nome indígena Yaci (Iaci, Jaci).

O maior hit do alfabeto, sem dúvidas é a querida letra “A”. O “A” é começo de tudo.

K, Y e W passaram a integrar, desde então o conjunto das letras usadas no Brasil. A mudança é fruto do Acordo Ortográfico, que tem o objetivo de uniformizar as principais características da Língua Portuguesa escrita usada em vários países.

Aliás, sabe que a gente pode chamar o alfabeto de "abecê", né? De tanto que a ordem das primeiras letras é importante. Pois os gregos também faziam isso, e usavam o nome das duas primeiras letras deles que eram, veja só, "alfa" e "beta": ou seja, alfabeto!

Ninguém inventou as nossas letras, mas muitos dos que as usaram ao longo dos milénios afinaram-nas gradualmente. Assim, recebemos dessa cadeia de escribas e tipógrafos a extraordinária tecnologia que é a escrita.» Todos dizemos que o nosso alfabeto é o latino.