Quais afetos negativos?

Perguntado por: dcalixto . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

O afeto negativo (AN) é formado por estados de humor aversivos, tais como raiva, culpa e medo (Watson, Clark & Tellegen, 1988).

Afeto é a disposição de alguém por alguma coisa, seja positiva ou negativa. É a partir do afeto construído que se demonstram emoções ou sentimentos. Pode se ter afeto por algo, uma pessoa, um objeto, uma ideia, ou um lugar. Afeto é também o objeto da afeição, como em "meus afetos são meu cachorro e minha família".

1 adoração, amizade, afeição, admiração, amor, apego, benquerença, carinho, dedicação, dileção, estima, meiguice, querença, simpatia, ternura.

Os 7 afetos fundamentais

  • Necessidade de buscar.
  • Necessidade de fuga.
  • Necessidade de luta.
  • Necessidade de sexualidade.
  • Necessidade de amor.
  • Necessidade de cuidar.
  • Necessidade de dominar.

As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.

Tipos de sentimentos
Os positivos são: honestidade, justiça, verdade, beleza, vigor, poder, ordem, inteligência, humor, etc. Os negativos são: tristeza, pena, morbidez, feiura, falsidade, caos, engano, fraqueza, etc.

As respostas emocionais ao consumo envolvem paixão, ódio, medo, raiva, alegria, tristeza. Quando o comportamento é negativo, de fuga, recuo, são classificadas como emoções negativas e, quando se vinculam à atração, aproximação, são emoções positivas (HOLBROOK; HIRSCHMAN, 1982).

- AFETO: experiência imediata e subjetiva das emoções sentidas em relação à situação. Inclui a manifestação externa da resposta emocional do paciente a eventos. Avalia-se o humor/afeto pela expressão facial, gestos, tonalidade afetiva da voz, conteúdo do discurso e psicomotricidade, choro fácil, risos imotivados, etc.

Uma consequência comum da carência afetiva é a falta de confiança. Como a pessoa se sente insegura, isso vai ser notado na hora de propor ideias, defender projetos e resolver conflitos no trabalho.

Os afetos passivos, também chamados de paixões, acontecem quando não somos a causa de nossos afetos, ou somos apenas causa parcial, uma parte mínima. Eles são causa necessária de um mundo que se impõe em nossos corpos.

Afeto é a base biológica das emoções e dos sentimentos. É algo mais genérico que engloba tudo o que sentimos. Nascemos com capacidade afetiva, e não só racional. Afetividade tem que ver com podermos sentir emoções e sentimentos.

O afeto é um sentimento de carinho por alguém, que se manifesta de várias maneiras, como amizades, namoros e relações familiares. Para a psicologia, a afetividade é a capacidade do ser humano de experimentar tendências, emoções, paixões e sentimentos.

Trata-se de um exercício de empatia e altruísmo. Mesmo que a pessoa não siga os seus conselhos, o ato de tê-los oferecido já é um indício do quanto você deseja vê-la em paz e feliz, o que é uma expressão de afeto.

Quando a formação familiar tem o afeto como elemento fundamental, dá-se o nome de Família Afetiva, não importando o vínculo biológico. Essas relações surgem a partir de valores como atenção, cuidado e solidariedade.

As emoções primárias ou universais são facilmente identificáveis entre seres de uma mesma espécie, como, por exemplo, raiva, tristeza, medo, zanga, nojo, surpresa, felicidade.

Eles também servem de critério de valorização, podendo ser tanto positivo quanto negativo para as situações que ocorrem. Existem duas matrizes psíquicas dos afetos que são o prazer e a dor, eles podem ser considerados afetos originários.

O afeto desenvolve adultos seguros e confiantes. A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo.