Quais ações podem colaborar para solucionar ou reduzir os problemas relacionados ao acesso à alimentação e dieta saudável?

Perguntado por: idamasio . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

Leia abaixo as dicas da agência:

  • Não desperdice comida. ...
  • Produza mais, com menos. ...
  • Adote uma dieta mais saudável e sustentável. ...
  • Defenda a #FomeZero. ...
  • Ajuda a pequenos agricultores para que produzam mais com menos. ...
  • Fornecimento de alimentos em crises humanitárias. ...
  • Combate à desnutrição. ...
  • Foco em sistemas econômicos locais.

Quando você opta por alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras, eles são protetores do nosso organismo contra as doenças crônicas. Por outro lado, optar pela ingestão frequente e em grande quantidade dos alimentos ultraprocessados pode gerar doenças.

A principal característica desse tipo de papel é o fato de que assegura ao investidor o direito a voto nas assembleias de acionistas. Cada ação ordinária representa um voto.

A fome é a maior consequência. Ela ocorre porque, ao desperdiçar alimento, há um aumento no valor dos produtos e muitas famílias não conseguem pagar por eles. O crescimento do lixo e dos problemas ambientais também são apontados pelos especialistas como consequências dessas perdas.

A fome é a privação de uma alimentação de qualidade, nutritiva e suficiente durante todo o ano, geradora de malnutrição e/ou desnutrição. Provoca mal-estar físico e psicológico e tem impacto no desenvolvimento, na mortalidade infantil e na esperança média de vida das populações.

Sete maneiras de ter uma alimentação mais sustentável

  1. Consumir mais produtos orgânicos.
  2. Aumentar o consumo de vegetais.
  3. Consumir produtos da estação.
  4. Comprar do pequeno.
  5. Reduzir o desperdício de alimentos.
  6. Evitar a utilização de sacolas plásticas.
  7. Tornar a sustentabilidade um hábito na sua família.

Podemos definir uma alimentação balanceada como o hábito de realizar refeições mais completas, diversificadas e naturais, compostas por ingredientes capazes de fornecer todos os nutrientes essenciais para o funcionamento saudável do organismo, em concentrações adequadas.

“Para acabar com a fome no país, temos a solução. É a reforma agrária: desapropriação de latifúndio, produção de alimento saudável e fortalecimento da agricultura familiar”, afirma Alexandre Conceição, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Fatores sociais e culturais como nível socioeconômico, escolaridade, crenças culinárias, costumes familiares, aspectos religiosos e filosóficos, e o acesso a informações de profissionais de saúde e mídia em geral refletem o ambiente do indivíduo e influenciam diretamente as escolhas alimentares.

Entre as ações de promoção da saúde podemos citar: Educar e intervir sobre tabaco, álcool, atividade física e dieta. Educar e intervir sobre dieta e nutrição, combater a desnutrição. Políticas para tratar saúde mental e abuso de substâncias.

Praticar atividade física, mesmo que não seja exercício ou esporte, mas apenas a movimentação do corpo que exija gasto energético acima do repouso, uma alimentação balanceada, estar com a vacinação em dia e fazer os exames solicitados pelos profissionais de saúde já são bons investimentos a longo prazo.

“Uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, além de proteínas, carboidratos e gorduras, ajuda a combater as doenças crônicas e fortalece o sistema imunológico, causando uma barreira para várias doenças infecciosas”, ressalta Ana Luiza.

Alimentos como a couve-flor, a couve de Bruxelas, o agrião, o rabanete, o repolho e a mostarda são bons exemplos de vegetais crucíferos, ricos em vitaminas e minerais. Eles também ajudam na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer — na medida em que são ricos em glicosinolatos.

Quais são os tipos de ações?

  • Ações ordinárias (ON) ...
  • Ações Preferenciais (PN) ...
  • Ações nominativas. ...
  • Ações escriturais. ...
  • Units (ações com o final 11) ...
  • Ações blue chip. ...
  • Mid caps. ...
  • Small Caps.

Atitudes para reduzir o desperdício de alimentos na sua casa

  1. Faça uma lista de compras. ...
  2. Verifique a validade dos produtos. ...
  3. Aumente a periodicidade das compras. ...
  4. Cuidado com promoções. ...
  5. Acondicione os alimentos corretamente. ...
  6. Congele as sobras. ...
  7. Aproveite os alimentos em sua totalidade. ...
  8. Não descarte apenas pela aparência.

A fome também impacta diretamente o cotidiano de famílias, por meio do aumento da pobreza, da marginalização social, de dificuldades na escola e de deterioração da saúde. Portanto, a ausência de alimentação adequada tem repercussão direta em diferentes setores e atividades da sociedade.

Concentração da renda e da produção, falta de vontade política e até mesmo desinformação e consolidação de uma cultura alimentar pouco nutritiva são fatores que compõe o cenário da fome e desnutrição no planeta. Entenda abaixo as questões que envolvem o tema.

São causas da fome no mundo as questões econômicas, como o desemprego e a inflação; políticas, como os conflitos militares; e naturais, como as catástrofes climáticas.