Quais ações da escola garantem o direito a aprendizagem dos educandos com deficiência?

Perguntado por: acarvalho9 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Acessibilidade, ensino em Libras e braille, presença de profissional de apoio escolar e condições de igualdade estão entre as garantias previstas na Lei Brasileira de Inclusão e na Constituição.

Ciclos de debates, palestras e visitas a instituições assistenciais são algumas das formas de os estudantes compreenderem a realidade dos portadores de deficiência e se sentirem receptivos às novas amizades.

Para possibilitar o acesso de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, toda a escola deve eliminar suas barreiras arquitetônicas e de comunicação, tendo ou não alunos com deficiência matriculados (Leis nº 7.853/89, nº 10.048/00, nº 10.098/00 e CF).

A escola precisa construir rampas de acesso que permitam que o aluno chegue sem dificuldade até as salas de aulas, andares superiores, bibliotecas, lanchonetes, quadras e demais ambientes. As portas da instituição também precisam ser adaptadas para garantir a passagem de uma cadeira de rodas, por exemplo.

LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 20151
Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Como melhorar a inclusão?

  1. Criação de políticas de inclusão. A primeira questão essencial para saber como melhorar a inclusão nas escolas é através de criação de políticas de inclusão. ...
  2. Conhecimento sobre o aluno. ...
  3. Qualificação profissional. ...
  4. Adaptação de estruturas físicas da escola. ...
  5. Projetos sociais.

A inclusão dos alunos surdos na rede regular de ensino exige a adequação da escola com recursos visuais, que favoreçam sua comunicação no espaço escolar, além de recursos didáticos e profissionais capacitados, para que realmente ocorra a inclusão.

Optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais, computadores, vídeos, DVD, e outros materiais diferenciados como revistas, jornais, livros, etc. A diversidade de materiais pedagógicos aumenta consideravelmente o interesse do aluno nas aulas e, portanto, melhora a atenção sustentada.

17 - O aluno com deficiência tem direito aos mesmos benefícios conferidos aos demais educandos? Sim. Ele tem os mesmos direitos dos demais alunos, inclusive material escolar, transporte, merenda escolar e bolsas de estudo, como assegura o Decreto Federal n.o 3.298/99, no seu art. 24, inciso VI.

Planeje e execute, sempre com o auxílio dos alunos, hortas e jardins. 6- Nas salas de aula, acomode os alunos sempre em grupos de cinco mais ou menos. Evite que fiquem isolados. Para isso, não use as carteiras tradicionais, invista em cadeiras e mesas que permitam maior mobilidade e integração entre os alunos.

5 dicas para trabalhar a educação inclusiva

  • Não agrupar estudantes de acordo com o gênero. ...
  • Trabalhar a conscientização contra o capacitismo. ...
  • Promover espaços de acolhimento. ...
  • Adaptar a infraestrutura e os materiais didáticos. ...
  • Capacitar profissionais em temas de diversidade.

inicialmente, procure saber o nome do aluno e procure conversar com ele perguntando sobre as suas limitações e quais recursos ele já utiliza e, caso não utilize nenhum, conversar com o professor especializado para que ele avalie o quadro e verifique os melhores meios para proporcionar o aprendizado.

Inserir uma pessoa com deficiência nas atividades escolares é muito mais do que preparar exercícios exclusivos. Deve-se incentivar o protagonismo de seu conhecimento e a participação do grupo. A inclusão efetiva acontece quando os estudantes interagem e respeitam-se mutuamente.

As quatro ações aqui elencadas, a saber 1) cumprir a lei brasileira de inclusão e demais dispositivos legais da inclusão; 2) remover as barreiras, principalmente atitudinais; 3) combater o capacitismo por meio de uma política organizacional inclusiva; 4) investir em tecnologias assistivas incorporarando desenho ...

Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.

Ampliar calçadas regulares e com piso tátil
Por isso, é fundamental apostar na mobilidade ativa, e é nesse contexto que as calçadas são fundamentais. Elas devem ser largas, regulares (planas e sem risco de queda), sem obstruções e com piso tátil, para orientar pessoas com deficiência visual.

1989 – Lei nº 7.853/89
Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência e sua integração social. Define como crime recusar, suspender, adiar, cancelar ou extinguir a matrícula de um estudante por causa de sua deficiência, em qualquer curso ou nível de ensino, seja ele público ou privado.

Reconheça a diversidade em sua turma
Cada um de seus alunos é diferente. Cada aluno tem pontos fortes e desafios individuais. As discussões em classe sobre a diferença podem promover uma apreciação da diversidade. O respeito à diversidade sustenta a verdadeira inclusão.

Em resumo, são cinco pontos principais para realizar um bom planejamento que promova a diversidade nas escolas: implementação e apoio de políticas públicas, boa gestão escolar, estratégias pedagógicas, inclusão da família e apoio de parcerias.

Ações Inclusivas

  • Atendimento aos Estudantes da Educação Especial. ...
  • Comissões de Verificação da Condição de Deficiência. ...
  • Laboratório de Tecnologia Assistiva. ...
  • Relações Étnico-Raciais. ...
  • Conteúdo útil.

A prática pedagógica inclusiva pressupõe a participação de todas as pessoas, envolvidas com a instituição escolar, tendo em vista, que o Projeto Político e Educacional é uma construção coletiva, que deve viabilizar o enfrentamento da exclusão de pessoas com deficiência.