Quais ações a escola pode planejar para trabalhar com a questão sobre a prevenção ao uso de drogas?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Como abordar a prevenção às drogas na educação? | Escola da Inteligência

  • Alinhe o discurso com os responsáveis. Assuntos como a prevenção ao uso de drogas exigem um alinhamento entre a escola e a família. ...
  • Comece abordando o álcool e o tabaco. ...
  • Empodere o aluno.

A importância de falar sobre drogas é uma das formas de prevenção contra os impactos negativos do uso de substâncias químicas. Essa conscientização leva o indivíduo a conhecer as leis, evitar danos pessoais, familiares e sociais, além de melhorar a sua qualidade de vida.

Dica: Faça uma entrevista sobre drogas na escola, parta sempre da causa para o efeito, ao invés de abordar apenas os pontos negativos, mostre para eles aquilo que eles e que lhe possibilitará saúde física e mental durante a vida.

Deve-se ter o cuidado de não colocar a questão de uma forma preconceituosa. Uma sugestão é introduzir o assunto no contexto de perguntas sobre hábitos alimentares. De qualquer forma deve-se conhecer o padrão de consumo de drogas de qualquer individuo para o qual se assuma a responsabilidade de cuidados continuados.

A Lei nº 11.343/2006, que rege a política pública sobre drogas, estabelece como um dos princípios da prevenção “o fortalecimento da autonomia e da responsabilidade individual” e preconiza também o “não-uso” ou o “retardamento do uso” e a redução de riscos como os objetivos almejados para ações preventivas.

É que a prática de atividade física está associada à liberação de substâncias, entre elas, a endorfina, que age no cérebro humano e promove estado de prazer e de relaxamento. As endorfinas quando liberadas de uma forma saudável, por meio dos exercícios, aliviam e reduzem a dor causada pela falta da droga no organismo.

O principal objetivo do projeto Prevenção e Pesquisa é subsidiar e implementar ações de prevenção do uso de drogas, com crianças, jovens e famílias, em ambiente escolar. O projeto trabalha com a prevenção sob uma perspectiva ampla, buscando desenvolver as chamadas “habilidades de vida” das crianças.

Há várias maneiras de conscientizar as pessoas, palestra sobre drogas em empresas, escolas e ações sociais na comunidade, promoção de debates, impressão e distribuição de cartilhas, companhias em mídias como tv, internet e rádio, e diálogo entre o poder civil e o estado, são as formas mais comuns de conscientização.

A escola é o lugar onde a criança deverá encontrar os meios de se prepara para realizar seus projetos de vida, a qualidade de ensino é, portanto, condição necessária tanto na sua formação intelectual quanto moral, sem formação de qualidade a criança poderá ver seus projetos frustrados no futuro.

7 dicas para prevenir o uso de álcool e drogas na adolescência

  1. 1) Seja sempre um exemplo.
  2. 2) Converse abertamente sobre esses temas.
  3. 3) Sacrifique-se um pouquinho.
  4. 4) Esteja sempre presente.
  5. 5) Conheça os amigos de seu filho.
  6. 6) Incentive hobbies.
  7. 7) Ame-os muito.

O ideal é que o professor faça uma ligação sincera sobre o uso e as consequências no corpo e na mente do usuário, deixando para os estudantes a ligação entre o vício em drogas lícitas e ilícitas a uma vida não saudável.

Devemos trabalhar o tema de uma forma que auxilie nossas instituições; pois nossas crianças estão vivendo em uma sociedade que as drogas estão presentes e por falta de melhores informações adequadas a este público os riscos são diários de se tornarem mais um usuário (a).

Atividades Especiais. São alternativas para enfrentar situações de estresse que podem minimizar fatores de risco para o uso de álcool e outras drogas, como estimulantes, “calmantes” e “remédios para dormir”. Essas atividades devem ser de curta duração e, de preferência, realizadas durante o horário de trabalho.

Fatores de proteção são autonomia, pensamento independente, resistência a pressão do grupo, informação honesta baseada em evidência científica sobre drogas, perspectiva de futuro etc. O jogo é reduzir aquilo que é risco e aumentar aquilo que sabemos que protege. E isso pode ser trabalhado desde a primeira infância.

A redução de danos pode ser realizada a partir de políticas e estratégias incluem várias práticas, como a educação sobre os riscos que o consumo de drogas provoca, a prevenção de overdoses, a orientação e a promoção da abstinência e de estilos de vida saudável, os serviços de atenção médica, psicológica e social aos ...

2.2 A Política de Atenção integral em álcool e outras drogas
Em ambos os casos, há um único objetivo a ser alcançado: a abstinência. Frente a este objetivo, são traçadas estratégias de abordagem para sua consecução: redução da oferta e redução da demanda.