Quais a atividades podem ser desenvolvidas nos Centros de juventude?

Perguntado por: rsantos . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

O Centro da Juventude é um espaço acessível de convivência para adolescentes e jovens que oferece, em tempo integral, atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional.

Os Centros da Juventude são espaços de convivência para atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional para adolescentes e jovens. Foram criados para afastar adolescentes e jovens de situações de risco e de vulnerabilidade social, com ações que favoreçam a formação pessoal, profissional e política.

A Política Nacional de Juventude divide essa faixa etária em 3 grupos: jovens da faixa etária de 15 a 17 anos, denominados jovens-adolescentes; jovens de 18 a 24 anos, como jovens-jovens; e jovens da faixa dos 25 a 29 anos, como jovens-adultos.

07 dicas do que fazer com seu grupo ou movimento de jovens durante a pandemia

  1. Reuniões online. ...
  2. Conversas individuais. ...
  3. Disponibilização de materiais. ...
  4. Ação em conjunto. ...
  5. Dia de oração. ...
  6. Apostar na arte. ...
  7. Lista de coisas futuras.

Os jovens também são confrontados com desafios globais, como as mudanças climáticas, desigualdade social e problemas políticos. Eles podem sentir a responsabilidade de enfrentar essas questões e buscar soluções, mas muitas vezes podem se sentir impotentes ou frustrados diante da magnitude dos problemas.

Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!

3º - O Conselho Municipal de Juventude tem como objetivos e atribuições: I - Colaborar no acompanhamento da gestão local das Políticas Públicas de Juventude da diversas Secretarias Municipais que tenham como destinatários, no geral ou exclusivo, a juventude de 15 a 29 anos residente no Município de São Paulo, ...

Resposta verificada por especialistas
a) A função social do Estatuto da Juventude é garantir e promover os direitos dos jovens brasileiros, reconhecendo-os como sujeitos de direitos e agentes de transformação social.

Promover o território como espaço de integração da política pública de juventude; Fortalecer as relações institucionais com os entes federados e as redes de órgãos, gestores e conselhos de juventude. Estabelecer mecanismos que ampliem a gestão de informação e produção de conhecimento sobre juventude.

Duas situações são importantes para entender o atual cenário enfrentado pelas juventudes brasileiras em relação ao mercado de trabalho: o número significativo de jovens sem oportunidade de emprego e estudo, os chamados jovens sem-sem, e o desemprego, maior entre os jovens do que na média da população.

São três os principais conceitos que motivam pensamentos e atitudes dos jovens, hoje: autenticidade (a necessidade de ver as coisas como elas realmente são), justiça (a necessidade de igualdade social ou pessoal, de fazer o que é certo e ser um ativista) e compartilhamento (a necessidade de conexão, relacionamentos e ...

A juventude é o período da vida onde uma pessoa desenvolverá a sua identidade. E será essa identidade que ela levará consigo para toda a vida. E nisso estão as formas que essa pessoa usa para se comunicar, comer, andar, como se veste, seus sonhos, entre outras coisas que essa pessoa pode moldar para o seu futuro.

Aqui estão cinco coisas que os líderes podem fazer para promover experiências espirituais para os jovens com quem trabalha.

  1. Dar aos Jovens a Oportunidade de Servir. ...
  2. Conecte os Jovens com a Palavra de Deus. ...
  3. Ser Consistente. ...
  4. Aproveitar as Oportunidades Existentes para Ensinar e Ouvir. ...
  5. Trabalhar Juntos para uma Meta em Comum.

Por exemplo, se utilizar em um ambiente escolar, para respeitar a laicidade da escola, você retira a parte bíblica, pode organizar momentos de mística, de meditação, de escuta de música…. Se o grupo já existe, você pode dialogar com as pessoas para sentir o que o grupo sente falta, ou deseja aprofundar.