Quais 3 palavras você usaria para definir a cultura da sua empresa?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 26 de abril de 2023
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O que você irá saber neste artigo:

  • Liberdade.
  • Humanidade.
  • Confiança.
  • Respeito.
  • Autenticidade.
  • Inclusão.
  • Flexibilidade.
  • Comunicação.

A cultura organizacional de uma empresa precisa ser pensada a partir de pontos essenciais comuns. Esses pontos são importantes para concretizar a cultura empresarial. Além disso, é um método eficiente para encontrar a missão, os valores e os objetivos da empresa.

Artefatos, valores compartilhados, pressuposições básicas, histórias, rituais e cerimônias, símbolos materiais e linguagem são os 7 principais componentes da cultura organizacional e o seu impacto é imenso, uma vez é justamente a cultura que aponta a mentalidade da empresa e direciona o comportamento dos colaboradores.

Os principais tipos de cultura organizacional são a cultura de poder, cultura de pessoas, cultura de tarefas e cultura de papéis. Cada uma delas apresenta um foco específico, vantagens e desvantagens.

No local de trabalho, a sensação de pertencimento dos indivíduos é pautada em três pilares da cultura organizacional: Linguagem interna. Valores. Reconhecimento.

Como pode observar, são muitas as características de um ambiente de trabalho ideal: comunicação, respeito, clima adequado, liderança e equilíbrio.

Coca-Cola, Natura e Google são alguns exemplos de empresas com uma cultura organizacional forte. A cultura organizacional é um conjunto de normas, valores e missão da organização que ajudam a guiar comportamentos e hábitos de trabalho dos funcionários.

A noção de cultura faz alusão às características socialmente herdadas e aprendidas que os indivíduos adquirem a partir de seu convívio social. Entre essas características, estão a língua, a culinária, o jeito de se vestir, as crenças religiosas, normas e valores.

Cultura é um termo com sentido amplo que pode indicar tanto a produção artística quanto o modo de vida, o conjunto de saberes, a religião e outras expressões de um povo.

Por sua vez, os elementos culturais são aqueles feitos pelo ser humano, como casas, ferramentas, transportes, cultivos, criação de animais, etc. Importante lembrar que os elementos culturais expressam as características de uma sociedade.

Elementos da cultura organizacional

  • Valores. São definidos principalmente pelo fundador da organização. ...
  • Crenças e pressupostos. ...
  • Ritos, rituais e cerimônias. ...
  • Histórias e mitos. ...
  • Tabus. ...
  • Heróis. ...
  • Normas. ...
  • É o processo de troca de informações, sendo essencial para a vida da organização.

O primeiro ponto importante é entender que a cultura organizacional é composta de 3 níveis: os artefatos, os valores e os pressupostos.

Existem 4 tipos de cultura organizacional que são as de poder, papéis, tarefas e pessoas.

Saiba os principais elementos da cultura organizacional

  • Normas. Pode-se definir como “norma” os comportamentos que são esperados na empresa. ...
  • Pressupostos e crenças. ...
  • Valores. ...
  • Herois. ...
  • Comunicação. ...
  • Histórias e mitos. ...
  • Tabus. ...
  • Ritos, rituais e cerimônias.