Precisa tomar banho pra fazer o papanicolau?

Perguntado por: evieira4 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

Quais os cuidados para a realização do exame preventivo? Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada).

No exame, retira a roupa e coloca avental próprio, principalmente Preventivo.

Em relação à data da menstruação: o ideal é colher o papanicolau não estando menstruada ou uma semana após o término dessa menstruação. O ideal também é que não se façam duchas vaginais antes do exame.

Papanicolau (também chamado de preventivo) é um exame realizado no próprio consultório ginecológico, onde se é coletada uma amostra do material do colo do útero a fim de analisar a natureza das células – e, eventualmente, detectar a presença de alterações.

Exame papanicolau detecta quais doenças?

  • Clamídia;
  • Sífilis;
  • Gonorreia;
  • HPV;
  • Candidíase;
  • Tricomoníase;
  • Detectar presença de nódulos ou cistos.

Após a coleta do material, é comum a mulher apresentar um pequeno sangramento vaginal que cessará espontaneamente em poucas horas.

Vou ter que tirar a roupa? É necessário para a realização do exame físico que a menina fique sem roupa, mas o ginecologista sempre utiliza um avental descartável para que a menina não fique tão exposta. Não há razão para vergonha, o médico está habituado a esta situação e lembre-se que ele está cuidando da sua saúde.

Qual tipo de roupa e calcinha usar para ir ao ginecologista? O ideal é vestir uma calcinha de algodão e evitar calças muito apertadas para não provocar abafamento e corrimento na região.

É normal sentir arder a vagina no ato sexual após realizar o exame preventivo ? Sim, pode ocorrer uma leve ardência devido ao exame principalmente se tiver algum corrimento anormal.

Pelo contrário do que se possa pensar, para avaliar corrimento genital, não é necessário realizar coleta de preventivo (Papanicolau).

Todavia, na maioria das vezes, as alterações do preventivo são de natureza inflamatória ou infecciosa e podem ser avaliadas durante o exame ginecológico comum e, quando necessário, tratadas pelo médico assistente. São exemplo “cervicite”, “inflamatório leve", "moderado" ou "acentuado”.

Como o colo do útero não tem sensibilidade como a pele, normalmente o Papanicolaou não dói, mas pode causar desconforto pela necessidade de ajustar o espéculo. Mulheres na pós-menopausa com atrofia vaginal podem ter a vagina mais estreita e mais seca, o que pode levar a um incômodo maior.

O que o ginecologista pergunta na primeira consulta
O profissional vai querer saber sobre o histórico de saúde, menstruação, atividade sexual e uso de contraceptivos. Esse é um momento seguro e confidencial para tirar dúvidas e compartilhar preocupações.

Se preferir, pode depilar-se, mas sem exageros para evitar irritações. A recomendação é depilar três dedos acima do clitóris e deixar dois dedos nas laterais, principalmente para quem quer sentir-se confortável com o biquíni ou com a calcinha sem sentir que a região está exposta.

Perguntas para se fazer em uma consulta com ginecologista

  • Funcionamento do corpo. ...
  • Métodos contraceptivos. ...
  • DST's e métodos de prevenção. ...
  • Fertilidade. ...
  • Cuidados essenciais com a higiene íntima. ...
  • Outras questões importantes.

Nas clínicas varia de R$ 120,00 a R$ 250,00. Constatou-se através dos dados que seis estabelecimentos pesquisados mantiveram os preços de 2019 para 2020, e apensas e estabelecimentos apresentaram aumentos.

A coleta do material deve ser realizada no ectocérvice e no endocérvice em lâmina única. A junção escamo-colunar (JEC) é a região do colo onde incidem preferencialmente as doenças de natureza pré-maligna e maligna. A representação celular da JEC assegura que a amostra é representativa.