Precisa ter o nome limpo para fazer um plano de saúde?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 6 votos

Qualquer pessoa tem direito a contratar um plano de saúde. Seja ele individual ou familiar. Mesmo aqueles que estão com o nome negativado em serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. As corretoras de seguro saúde não podem utilizar dívidas anteriores como critério para barrar o acesso ao serviço.

Só existe uma situação em que você poderá ter seu nome no SPC: se durante estes 60 dias de inadimplência, você utilizar-se do plano com consultas e/ou outros procedimentos.

Quer saber se você tem como contratar internet com nome sujo? A resposta é sim! O Código de Defesa do Consumidor diz que as empresas de internet têm a obrigação de atender pessoas físicas ou CNPJ que estejam com o nome sujo.

Apesar de a situação limitar a liberação de crédito, ela não restringe o acesso a direitos garantidos por lei. Nome negativado não impossibilita, por exemplo, a contratação da pessoa por empresas fora do setor financeiro nem impede a emissão de passaporte ou abertura de um CNPJ.

no SPC não tem problema nenhum o que você precisa é tá com Toda Sua documentação em dia né que são os seus documentos pessoais e os seus certificados. de. conclusão do curso técnico de enfermagem ou.

Vale lembrar que todos podem ter plano de saúde, desde os recém-nascidos até os idosos e, nesses casos, a adesão pode ser realizada pelos parentes responsáveis (pais, filhos ou tutores legais). As faixas de preço também variam conforme a idade do paciente.

Parentes que podem ser dependentes no plano de saúde: filho(a), enteado(a), menor sob guarda ou tutela, cônjuge, companheiro(a), neto(a), a pessoa separada judicialmente ou divorciada, ou ainda aquela que teve a União Estável reconhecida e dissolvida judicialmente desde que recebedora de pensão alimentícia.

Segundo a Agência Nacional de Saúde, para suspender ou cancelar o contrato, as operadoras são obrigadas a notificar o cliente quando ele completar 50 dias de inadimplência.

A operadora de plano de saúde poderá parcelar débitos, ainda não inscritos em dívida ativa, relativos à Taxa de Saúde Suplementar.

Sim. Como se vê, o cancelamento do plano é possível mas a legislação estabelece diversas regras a serem observadas a fim de proteger o consumidor e que, se não forem observadas, tornam o cancelamento ilegal e o plano de saúde cancelado pode ser reativado.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o prazo máximo para cobrança de dívidas na justiça ou inserção do nome do devedor em cadastro de órgãos de restrição ao crédito, como SPC, Serasa e SCPC, é de 5 anos, a contar da data em que a dívida venceu e deveria ter sido paga.

No site ou aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, o usuário pode verificar se o CPF está negativado ou não. Basta ir em “Consultar CPF grátis” e preencher os campos com o nome de usuário (login) e a senha – caso não tenha um cadastro, pode fazer na hora.

Operadoras de Internet Para Negativados

  • MD Net;
  • Hopnet;
  • Max Wi-Fi Telecom;
  • PlyX;
  • JDS Internet.

5 dias

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece um prazo de até 5 dias úteis para o credor retirar o nome do cliente dos cadastros de inadimplentes. A contagem começa a partir da data do pagamento da dívida (ou confirmação do pagamento, no caso de cheque, cartão ou boleto).

PagBank

O PagBank oferece este cartão de crédito sem consulta SPC e Serasa, na modalidade pré-pago internacional. Assim, é possível utilizá-lo em compras e saques dentro e fora do Brasil!