Precisa raspar o cabelo no candomblé?

Perguntado por: spereira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
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Como foi falado a raspagem da cabeça tem grande simbologia e necessidade dentro do Candomblé. Não há iniciação, não tem como haver iniciação sem que se faça a raspagem de todo o cabelo. É importante o porque se raspa a cabeça no candomblé.

Cabelo raspado é sinônimo de autoestima elevada
Depois de se olhar no espelho de cabeça raspada pela primeira vez, elas perceberam que o seus próprios conceitos de beleza já não eram mais os mesmos e que uma mulher pode ser ainda mais forte e linda sem necessariamente um cabelo longo.

A cantora, praticante do Candomblé, é uma 'Ekedi' em sua religião. As Ekedis são suspensas para a iniciação, não precisando raspar a cabeça em sua preparação para servir aos Orixás", declarou.

"Ela tem algumas regalias dentro do terreiro, mas muitas vezes ela tem que 'deitar pro Santo'. Ela fica recolhida no terreiro, sem contato com o mundo externo, fazendo as obrigações do Santo e muitas vezes deitada e dormindo no chão. É um período de uma semana geralmente”.

casa de acordo com as normas da casa, a saudação mais praticada nos terreiros é da seguinte forma: Chega-se a cangira, cruza-se os dedos das mãos com as palmas viradas para baixo e diz Larôie Exu, Laroie Exu Mojuba, seguido de suas preces para um bom trabalho e proteção.

Segundo Thauane o fio de contas, um colar usado pelos praticantes do candomblé, serve como proteção e também para identificar aquilo em que a pessoa acredita, pois cada cor possui um significado.

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

Os dermatologistas afirmam que raspar o cabelo não muda a estrutura pois o corte acontece superficialmente e não afeta a genética dos fios. Para mudar o formato do fio, os procedimentos devem acontecer de dentro para fora, - como as substâncias presentes nos alisamentos - e não só por fora, com a remoção dos fios.

Não! Apesar de muita gente achar que depois de raspar os cabelos os fios vão nascer diferentes, isso é mito. Ao cortar os cabelos dessa maneira, não há nenhuma mudança na estrutura dos fios, como acontece quando usamos alguns tipos de química nos cabelos – processos de alisamentos, por exemplo.

Como veremos, o “corte” além de alimentar a relação entidade/pessoa de santo, instaura a própria temporalidade do terreiro e seus praticantes. O “corte” funciona como uma extensão da “gira”. Galos e galinhas são sacralizadas em função de fortalecer o relacionamento das filhas e filhos de santo com suas entidades.

Ekedi sente, se tem uma coisa que ekedi pode, é sentir. Ekedi enxerga, se tem uma coisa que ekedi tem, é visão. Ekedi não é ''escrava'' de Orixá, até porque Orixá não escraviza ninguém, essa palavra não condiz com a religião. Ekedi não é uma pedra.

A ekedi é aquela que cuida do orixá enquanto ele está incorporado, é aquela que toma conta, que dirige tudo, que toma direção de tudo, então ela tem que ser uma pessoa de extrema confiança. Cada uma tem o seu lugar específico.

Pode ser comida, mas também um monte de outras coisas: tem quizilas que proíbem a pessoa dormir fora de casa, de usar chinelos, de sair à meia-noite, de fazer festa... (Depoimento de Genivaldo, pai de santo).

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Ali, o ebó sugerido pelo gerente da loja, Reinaldo Lima, 26, custa de R$ 70 a R$ 100. “Bota um pênis de cera, um testículo ou pênis de boi, milho branco, boneco branco, azeite doce e mel”, disse.