Precisa pagar para ir na Umbanda?

Perguntado por: sribeiro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Quem reserva área precisa pagar a entrada no Santuário? Sim. O valor da entrada independe de locar ou não uma área. Qualquer líder espiritual também deverá pagar a sua entrada, com exceção apenas as casas filiadas a Federação Umbandista do Grande ABC, as quais, apenas o líder tem isenção de pagamento.

Em geral, ela acontece em duas circunstâncias: através da socialização do indivíduo no grupo religioso, neste contexto, a iniciação é marcador do modus vivendi adquirido pelo indivíduo em sua formação como parte do grupo: o(a) candidato(a) à iniciação já frequenta algum terreiro e decidi pela iniciação.

* Por meio da formação escolar e acadêmica. Seja no estudo regular, ou na Universidade, onde o médium aprende uma profissão, uma especialização, aumenta sua instrução e a sua forma de ver e entender o mundo; * Por meio de cursos relativos a Umbanda e a outras religiões, ou facetas da própria Umbanda.

É certo, porém, que cada pai de santo tem autonomia para determinar o valor de seu serviço, e esse preço pode variar muito em função da reputação do adivinho. Normalmente, aqueles que estão ainda se estabelecendo no mercado tendem a cobrar valores não muito altos, algo que pode variar entre R$ 15,00 e R$ 30,00.

O valor dessa consulta é de R$ 200 reais. A Leitura Completa contempla tudo que há na leitura padrão, incluindo a possibilidade de saber mais sobre quem são seus Exus e Pombagiras tutelares.

Note que não é permitido qualquer tipo de remuneração por esses trabalhos espirituais. As vestes mais usadas nestas cerimônias são brancas, porque essa é a cor neutra que agrada todos os orixás e guias. Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

A primeira vez no Terreiro de Umbanda deve ter respeito em primeiro lugar! Em geral os Terreiros organizam os atendimentos por ordem de chegada e muitos utilizam senhas. Retire a sua para o atendimento e, quando houver livro de presença, assine-o para ajudar no controle da Casa.

Quanto ao uso de cores, não há unanimidade nos Terreiros. Há Casas que pedem para que os umbandistas evitem usar preto e até vermelho em dias de Giras de Direita, reservando estas cores apenas para as Giras de Esquerda. Mas isso varia de Terreiro para Terreiro. Na dúvida, consulte sempre seu Pai ou Mãe de Santo.

Em respeito a energia de grande força de Exu, costuma-se pedir licença antes de adentrar aos espaços destinados à eles. Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”.

No Candomblé, os Orixás são descobertos pelos praticantes somente no momento que se faz a cabeça. Mas através dos búzios, as Mães e Pais de santo podem conseguir identificar qual é o Orixá que está à frente de cada pessoa. Também é interessante destacar que na Umbanda, o processo acontece de forma semelhante.

Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.

QUANDO USAR A GUIA? Como a guia é um objeto sagrado, não é necessário o uso ininterrupto, principalmente quando for uma guia de trabalho. A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta.

Não. Independente da religião, o Santuário Nacional da Umbanda é visitado por pesquisadores, estrangeiros, alunos de diversos níveis de ensino e pessoas que gostam da natureza e de boas energias. Todos são bem vindos!

É saber respeitar o que o outro faz como Umbanda, mesmo que seja diferente da nossa, mas sabendo que existe um propósito no que ambos estão fazendo. É vestir o branco sem vaidade. É alguém que você nunca viu te agradecer porque um dos seus guias a ajudou e não ter orgulho.

A Casa fica localizada em Nova Iguaçu, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O líder religioso compartilhou fotos nas redes sociais com a artista, o irmão dela, Renan Machado, e outros membros da Casa nas redes sociais e os abençoou.

Pode ser comida, mas também um monte de outras coisas: tem quizilas que proíbem a pessoa dormir fora de casa, de usar chinelos, de sair à meia-noite, de fazer festa... (Depoimento de Genivaldo, pai de santo).

A princípio, não há certo ou errado nisso, pois cada Terreiro determina como deve ser essa questão. Algumas Casas deixam as coisas mais fluídas, sem nenhum tipo de regra. Outras, ao contrário, proíbem taxativamente qualquer tipo de relacionamento amoroso.

“O preço dos trabalhos varia de local para local. Aqui, os materiais (que incluem velas, ervas, flores, perfumes, entre outras coisas) são um pouco caros, o que deixa o preço elevado. Varia de R$ 300 a R$ 700. Cobramos pelos trabalhos de negócios e de amor no candomblé, porque são considerados investimentos.