Precisa pagar para calibrar pneu no posto?

Perguntado por: umuniz5 . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Em princípio, de acordo com alguns Procons consultados pela reportagem, não há irregularidade na cobrança. “É um serviço que pode ser cobrado ou não, mas o consumidor pode e deve escolher e não abastecer no posto. É uma escolha pessoal, já que isso sempre foi cortesia”, diz o órgão.

quatro horas

De acordo com a maioria dos fabricantes de pneus, para esfriar totalmente são necessárias cerca de quatro horas até ficar em temperatura ambiente. Caso você esteja muito longe de um posto e os pneus estão quentes, ao calibrar adicione 3 libras a mais do número usado regularmente para garantir a pressão correta.

9) Onde calibrar os pneus? Você deve ter respondido: nos postos de combustível, oras! No entanto, há outros lugares que dispõe do aparelho de calibragem para os pneus, como lojas que vendem pneus ou em oficinas especializadas em serviços automotivos.

Qual a frequência correta para calibrar os pneus?

  1. Veículos que trafegam grandes distâncias durante o mês: calibre os pneus a cada 500km, caso aconteça antes dos 15 dias.
  2. Veículos com pouco uso durante o mês: calibre os pneus uma vez a cada 30 dias.

A calibragem deve ocorrer no momento que eles estiverem frios.

Geralmente os pneus dianteiros são calibrados entre 28 e 36 libras e os traseiros entre 30 e 40 libras.

A baixa calibragem dos pneus contribui para um desgaste muito mais acelerado. Afinal, os pneus terão maior atrito com o solo e irão precisar de mais força para rodar. Sendo assim, se não quiser ter prejuízos nesse sentido, é imprescindível que você calibre os pneus do seu veículo regularmente.

Antes de realizar a calibragem o condutor deve verificar se os pneus estão frios. Calibrar pneus quentes podem prejudicar a pressão colocada e até mesmo fazer com que eles esvaziem com mais facilidade.

Tente calibrar os pneus quando ainda estiverem frios
Pneus quentes podem aumentar a calibragem em torno de 10 libras. Isso significa que encher os pneus logo após rodar diversos quilômetros com o carro pode estourar a borracha. O ideal é esperar que os pneus esfriem e não rodar mais do que 3 km antes de calibrar.

Pressão acima da ideal vai tornar 0 carro mais “duro”, menos confortável, forçar os componentes da suspensão e o que é pior: reduzir a durabilidade do próprio pneu.

De acordo com a literatura, pneu frio é aquele que não rodou nas últimas quatro horas.

Quando o pneu fica mais murcho, ou seja, quando deixa de ser calibrado, sua área de contato com o solo aumenta e ele empurra a água para frente ao entrar em um piso molhado. Com isso, o acúmulo de água a sua frente fica maior. Esse é o o gatilho para a aquaplanagem.

A forma mais básica e rápida de saber se o pneu está furado é a verificação visual. Antes de entrar no automóvel e dar partida, circule o veículo e veja a condição de cada um dos pneus. Pneus baixos podem ser sinal de furo ou falta de calibragem adequada.

Com qual frequência é preciso calibrar os pneus? O ideal é que você faça o processo a cada 15 dias, em condições normais de uso. Isso porque, mantendo a calibragem correta em dia, você garante uma melhor manutenção dos pneus, além de evitar prejuízos, como o aumento no consumo de gasolina.

Em circunstâncias de uso comum o indicado é calibrar os pneus a cada 15 dias. Caso seu veículo trafegue por longos percursos durante o mês ultrapassando 500km, calibre os pneus a cada semana. Caso seu uso for bem menor, calibre a cada 30 dias.

Em geral, a calibragem ocorre por meio de um comitê ou fórum composto por: avaliadores e gestores dos avaliadores, que contribuem para a discussão com uma visão abrangente; e um representante da área de RH, que possui conhecimento aprofundado sobre as áreas e valores do negócio.

1- Em termos gerais, para veículos de passeio, SUVs e picapes, a pressão recomendada costuma ser de 34 psi. Se o automóvel estiver muito carregado, não há problema em calibrar com até 38 psi. Para veículos esportivos (com pneus de perfil muito baixo), é mais comum calibrar com 40 psi.

O termo calibragem em meteorologia não se usa mais, você sabia? Isso mesmo, não é correto utilizar o termo “calibragem” quando estamos falando sobre metrologia. Nesse caso, o correto é usar o termo calibração.