Precisa molhar bananeira?

Perguntado por: aperalta3 . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Devido à produção de folhas de grande dimensão, a bananeira necessita de muita água, não só para a formação dos tecidos mas fundamentalmente para transpiração.

A bananeira não se desenvolve bem em solos mal-drenados e nem os excessivamente secos. Os solos arenosos devem ser evitados, pois apresentam baixa fertilidade, baixo poder de retenção de umidade e favorecem a disseminação de nematóides.

20L

As plantas alimentam-se da água rica em nutrientes e cada uma evapora cerca de 20L de água por dia, o que ajuda o sistema a funcionar de forma ideal, além de beneficiar a produção de bananas.

De uma forma geral, nas regiões de clima tropical e nas áreas irrigadas é possível a colheita do primeiro cacho de 11 a 13 meses; em clima subtropical e sem irrigação, a primeira colheita ocorre depois de 15 a 18 meses; e em regiões mais frias, de 21 a 24 meses após o plantio da muda no campo.

As folhas de bananeira que estiverem morrendo ou mortas dão sinais bem fáceis de identificar. Elas ficam murchas, secas e marrons. Assim que ficarem marrons, não tem como revivê-las e você terá que podar para manter a árvore bonita e exubrante.

as Bananeiras não atrapalha o muro tá. e Elas podem até encostar no muro ali não tem problema nenhum deixa o muro também seja bem feita né Lógico. É mas você pode perguntar qualquer variedade.

Para produzir bananas perfeitas, você precisa cuidar da base, ou seja, da terra, pois as bananeiras necessitam de um solo enriquecido. Dessa forma, as raízes vão se desenvolver da melhor forma possível e elas vão aproveitar bem todos os nutrientes disponíveis. O ideal é fazer a análise de solo da sua propriedade.

Como é uma planta tropical, a bananeira adora sol, calor e umidade. Isso é essencial para ela crescer bem. Por essa razão, quando é cultivada em ambientes com temperaturas mais amenas, deve ser colocada em um local onde possa receber luz solar para crescer e dar frutos.

Adubos orgânicos, como esterco de galinha, porco, bovinos ou torta de mamona são fontes desses nutrientes e suficientes para o desenvolvimento inicial da planta. Esses adubos devem ser bem misturados com a terra antes do plantio.

“Para o adubo orgânico existe a opção de utilizar o esterco bovino, de cabra, ovelha, carneiro... Qualquer um destes pode usar na faixa de 15 litros por planta, pelo menos três vezes no ano. Tem ainda a opção de usar cama de frango, que é o adubo de galinha.

Sabe-se que as bananeiras do subgrupo Cavendish necessitam de, no mínimo, 11 e 8 folhas inteiras no momento da floração e da colheita, respectivamente, para produzir os fotoassimilados necessários para o adequado desenvolvimento do cacho, porém para bananeiras 'Prata-Anã' desconhece-se esse valor.

Irrigação por gotejamento é a melhor para uma banana irrigada. Sem dúvida, o melhor sistema de irrigação para banana é o por gotejamento, que permite entregar a quantidade de água certa na hora certa, diretamente na raíz, o que permite um aproveitamento, deste precioso líquido, de, pelo menos, 90%.

O desenvolvimento de uma bananeira é, em média, de cerca de 12 a 14 meses, desde o crescimento da planta até ao corte do cacho de bananas. Nesse período a planta nasce, rebento da planta mãe, cresce e morre, completando, como todo o ser vivo, o ciclo mais certo e mais perfeito da natureza – a vida.

Uma curiosidade dessa cultura é que cada pé de bananeira só produz três cachos de bananas. Ou seja, depois da colheita, as bananeiras são cortadas e dão espaço para outra muda.

Quando cortar o umbigo de bananeira
A sua remoção faz com que o cacho de banana absorva mais nutrientes da bananeira fortalecendo o seu crescimento.

Plantio de banana consorciado com milho e melancia anima produtores do Juruá Mostrar que é possível obter alto rendimento em uma área cultivada com pouco mais de um hectare.

Eliminação do coração e da última penca
A prática deve ser realizada até 15 dias após a abertura da última penca.

O potássio (K) é o nutriente mais absorvido pela bananeira.
Talvez em função da grande exigência da cultura por esse nutriente, no campo, é muito comum se verificar a deficiência de potássio, o que fica caracterizado, inicialmente, pelo amarelecimento rápido e murchamento precoce das folhas mais velhas.

Normalmente, o amarelecimento é causado pela falta de nutrientes, logo, é necessário fazer a adubação correta da bananeira focando principalmente em fornecer nitrogênio a planta através dos adubos com nitratos.

Além do artesanato, o tronco também pode ser cortado em pedaços pequenos e deixado sobre o solo para decomposição e usado na adubação. Com a decomposição natural do material orgânico, o solo ganha nutrientes, beneficiando o cultivo de novas plantas.