Precisa limpar o ouvido do RN?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

A limpeza do ouvido faz parte da higiene do bebê e deve ser feita todos os dias depois do banho. A limpeza da forma correta é capaz de manter o canal auditivo livre de excesso de cera, que pode causar infecções e até afetar a audição.

O acúmulo de cera pode ser visto só olhando de fora. Pode haver também um muco amarelo ou marrom. (Quando há uma infecção, essa secreção é aquosa, ou purulenta, ou ainda com traços de sangue.) O ideal é levar o bebê ao médico para que ele o examine com os instrumentos adequados.

Na hora do banho, é muito importante proteger a orelhinha do bebê para que a água não entre em contato direto com o ouvido e ocasione otite – infecção no ouvido. Prefira limpar a região após o banho com um pedacinho de fralda umedecida.

Existem situações onde o bebê não passa no teste, mas tem audição normal, como presença de vérnix caseoso (restos do parto) no conduto auditivo, cerume em excesso, otite média etc. O médico precisa ser consultado!

Ouvido de bebê de 2 meses saindo muita cera é normal? Pode ser normal. No entanto vale a pena seu pediatra dar uma olhada no ouvido para ter certeza.

As fonoaudiólogas alertaram para o perigo do desmame precoce. Outra pesquisa, feita pelas fonoaudiólogas Luciana Marchiori e Juliana Melo, na Universidade do Norte do Paraná, também comprovou a proteção que a amamentação no peito oferece contra as infecções na orelha.

Não utilize cotonetes (mesmo as indicadas para bebés) para limpar os ouvidos. Não introduza nenhum objeto no ouvido médio ou interno. Limpe os ouvidos do bebé exclusivamente com a ponta da tolha depois do banho sem esfregar.

A cera de ouvido tende a se acumular quando a pessoa está desidratada, portanto dê sempre bastante líquido ao seu filho.

Em geral, não são graves as causas de fetidez do conduto auditivo externo, que podem ter como causas, micoses, otites, dermatites ou cerume impactado. Recomendamos que não manipule, não introduza nenhum instrumento nem pingue nada sem que um médico otorrinolaringologista avalie o ouvido da pequena paciente.

Tampão de cerume pode ser responsável por uma perda leve da audição e atrapalhar a aquisição de linguagem. Crianças que costumam nadar em mar ou piscina com frequência devem realizar limpeza otológica eventualmente. Pois a cera em excesso impede a saída da água dos ouvidos o que pode causar infecção (otite externa).

Além disso, quando o bebê for tomar banho, por exemplo, é indicado colocar um pedacinho de algodão com vaselina em sua orelha. Isso evita que a água entre no ouvido com mais facilidade.

Um bebê não se afoga tão facilmente, mas o maior perigo é uma mãe querer fazer igual, com algum descuido, sem querer, deixar o bebê cair, machucar a criança e por aí vai”, avalia o médico. Segundo Marcelo, é incomum que os bebês tenham infecções no ouvido causadas por acúmulo de água.

Posso molhar o ouvido? Independentemente do local do banho e posição do bebê, é importante ter cuidado para não molhar os ouvidos. A limpeza desse local deve ser só externa.

Para saber se o bebê escuta bem, você deve colocar as mãos atrás da cabeça dele. Então, a criança reagirá a este ou a qualquer outro ruído súbito se mexendo ou piscando os olhos.

Seu filho não passou no Teste da Orelhinha: Se o bebê não passar no teste, ele deve ser encaminhado para avaliação otorrinolaringológica. Há situações onde o bebê não passa no teste e o bebê ter audição normal. Entretanto se confirmada a perda auditiva esta família deve ser orienta para iniciar a reabilitação auditiva.