Precisa levar fralda para creche?

Perguntado por: egoncalves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

Fraldinha, paninho ou naninha (caso a criança utilize) Itens de higiene: shampoo ou sabonete, pente, escova de dentes, pasta de dentes. Para a troca: de 4 a 10 fraldas, lenço umedecido e creme de assadura.

O artigo sétimo da Constituição Federal de 1988 prevê assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até cinco anos de idade em creches e pré-escolas. Sendo que a educação infantil é até os três anos e a pré-escola até os cinco anos de idade, conforme a Lei Federal 9.394/96.

Crianças de 2 a 4 anos
Em vez de encher a mochila com fraldas, coloque bastante cuecas (ou calcinhas) e também um par de meias. O kit de higiene para a criança é super necessário. Nessa idade, a criança não precisa levar muitos materiais a escola, então coloque na mochila apenas o básico. Nada de peso desnecessário!

TRAZER DIARIAMENTE UMA MOCHILA COM: KIT HIGIENE: 01 escova de dentes; 03 máscaras nas cores: branca, laranja e azul; 01 creme dental; 01 fio dental; 01 bolsinha para guardar o Kit Higiene; 01 toalhinha; 1 saco plástico para colocar as máscaras usadas.

O que dá para dizer é que, se for possível, um período de 4 a 6 horas diárias na creche, escolinha ou berçário ainda deixa bastante espaço para que os pais permaneçam algumas horas importantes durante o dia com o bebê.

“Então, a criança que vai para a creche fica mais exposta a doenças como gripes e infecções virais”, informa a médica, ao citar que o ideal para a saúde dos pequenos seria esperar até 3 ou 4 anos para iniciar a “vida estudantil”.

De acordo com a pediatra Eliana Terra, a partir dos 3 meses a criança já pode frequentar a creche. “Nesta fase o bebê tomou as primeiras vacinas”, explica a médica do colégio CEL e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Não há uma idade ideal que valha para todos os bebês.

Aqui vão 7 dicas para tornar o primeiro dia de aula dos pequenos um momento positivamente marcante:

  1. Invista na preparação. ...
  2. Mostre empatia. ...
  3. Evite rupturas. ...
  4. Redobre a atenção. ...
  5. Enfatize brincadeiras. ...
  6. Conte historinhas. ...
  7. Registre o momento.

Fraldas, cotonetes, sacos plásticos, escova de dente e pasta de dente são usualmente solicitados aos pais. Toalhas de mão e banho também são inclusas, principalmente nos períodos integrais. Às vezes até mesmo troca de roupas. Verifique as particularidades da creche na qual você matriculou seu filho.

De acordo com a promotora, a legislação prevê que o aluno tem direito a educação infantil em meio período. Já as mães que trabalham, tem direito de deixar os filhos em período integral. “A mãe, ou o pai que não executa atividade laboral, não têm o direito de manter os filhos nas creches em período integral.

A quantia paga no auxílio-creche deve ser de, no mínimo, 5% sobre o salário da trabalhadora — isso por filho. Porém, em alguns casos, o benefício pode chegar a 30% do salário. Na prática, para uma mãe que recebe um salário de R$ 3.000, por exemplo, o valor mínimo do auxílio-creche deve ser de R$ 150.

Como funciona o período integral na Educação Infantil? Uma escola que oferece a modalidade de ensino integral vai além das atividades regulares. Durante o chamado contraturno escolar, a criança recebe acompanhamento pedagógico e realiza diferentes atividades voltadas para seu pleno desenvolvimento motor e cognitivo.

Existem dois modelos de mochila infantil recomendados para as crianças: a mochila de alças – que vai nas costas – e a de rodinhas. Há opções que mesclam essas duas opções, mas uma mochila com rodinhas já possui um peso extra e não é recomendada sua utilização nas costas da criança.

MOCHILA (diariamente)
4 fraldas descartáveis; 2 roupas sobressalentes; 1 calçado sobressalente; 1 agasalho do uniforme; 1 lençol do Galois Infantil; 1 garrafa plástica para água com tampa; 1 pasta transparente com elástico (1 cm).

Você só precisará das etiquetas de roupas caso a creche use uniforme, ou quando passar a usar. Normalmente os sites lhe dão a opção de incluir a turma ou série da criança, mas se você não estiver comprando a conta certa do que irá usar, pode correr o risco de sobrar para o próximo ano e identificar errado o material.