Precisa lavar o arroz japonês?

Perguntado por: dcaldeira4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

É preciso lavar o arroz japonês pelo menos 3 vezes, até a água não sair mais esbranquiçada. Depois, deixe descansando por mais ou menos 15 minutos no escorredor ou na peneira.

Lavar o arroz em água fria com cuidado; o lavado é muito importante e pode requirir que se faça varias vezes. Deve-se lavar o arroz até que a água saia quase sem amido. Depois deve-se deixar de molho por uns quinze minutos.

Modo de preparo
Primeiro coloque todo o arroz em um escorredor ou peneira e lave bem os grãos. Primeiro mergulhe em um pouco de água e depois, com as mãos, faça movimentos suaves para polir melhor. Enxague com água, jogando de 3 à 4 vezes ou até que a água fique transparente. O arroz deve ser bem lavado.

3 vezes

É preciso lavar o arroz japonês pelo menos 3 vezes, até a água não sair mais esbranquiçada.

O arroz branco, preferência dos brasileiros, é mais comprido e precisa estar sempre soltinho para ser melhor apreciado. Já o arroz japonês se destaca pelos grãos arredondados e por possuir uma quantidade maior de amido, fazendo com que a textura seja mais úmida e forme uma liga, mas sem deixar empapado.

O hábito de lavar o alimento costuma ser mais comum com o arroz branco. Mas, de acordo com a nutricionista, essa recomendação também vale os outros tipos de arroz, como o integral e o parboilizado, por exemplo. "O ideal é que nenhum arroz seja lavado e é até recomendável olhar na embalagem se tem essa recomendação.

O primeiro assemelha-se ao arroz arbóreo, e o segundo é parecido com o arroz agulhinha. Entretanto, o arroz japonês difere-se dos demais pelo fato de ser o único arroz que precisa necessariamente ser lavado antes do preparo para retirar o excesso de amido; é aglutinoso, ou seja, é naturamente grudento.

Arroz Parboilizado Integral. Mais nutritivo e saboroso, fonte de energia e não precisa escolher nem lavar. O arroz Tio João Integral pode ser congelado e reaquecido ou somente reaquecido sem perder as características de um arroz recentemente preparado.

O próprio arroz para fazer o sushi, por exemplo, não precisa ser guardado na geladeira, já que o vinagre contido nele é suficiente para conservá-lo. Nesse caso, recomenda-se deixá-lo fora do freezer, tampado com um pano perfex, e consumi-lo em até dois dias.

Você vai precisar de: 1 xícara e ½ (chá) de arroz japonês (ou 300 g), 1 xícara e ½ de água filtrada (ou 300 ml), 100 ml de vinagre de álcool (ou de arroz), 3 colheres (sopa) rasas de açúcar refinado e 3 colheres (chá) de sal.

O vinagre de arroz serve para temperar alimentos e dar brilho a eles em diversos pratos, especialmente da culinária asiática como o arroz usado no preparo do sushi e também na conservação de legumes e frutas.

“Diferentemente do gohan, em que o grão é cozido sem tempero, o shari - como é chamado o arroz do sushi - é temperado com um molho especial, o sú, um vinagre de arroz com açúcar e sal, além de outras diferentes composições, dependendo do sushiman”, explica Henry Miano, sushiman responsável pelo balcão do restaurante ...

Gohan

Gohan (arroz japonês)

Além disso, o gohan possui muitos benefícios: é um carboidrato, logo, é uma boa fonte de energia. Por conta de suas propriedades, o arroz japonês reduz o risco de obesidade, também é rico em fibras, por isso contribui para a boa digestão e aumenta a saciedade.

A especialista explica que, com a lavagem do arroz, é possível uma pequena perda de compostos hidrossolúveis, como minerais (potássio, magnésio, ferro e fósforo) e algumas vitaminas (B1, B2, B3 e B6) que estejam na parte mais externa do grão.

Deixar de molho é opcional, normalmente desnecessário para o arroz consumido no Brasil. A vantagem de deixar o arroz de molho é que ele aumenta de tamanho e faz com que os grão se tornem menos quebradiços, o que reduz a chance do arroz empapar.