Precisa internar para fazer cirurgia de catarata?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Verdade – Não há necessidade de internação, e a Cirurgia é realizada com anestesia tópica (realizada através de colírios). A Cirurgia leva em média de 10 a 15 minutos, não são necessários pontos e a recuperação da visão é rápida.

Quanto tempo demora? O procedimento é realizado em centro cirúrgico sob sedação com anestesia local. Rápido e indolor, tem duração aproximada de 15 a 20 minutos e o tempo de permanência do paciente na clínica é em torno de três a quatro horas.

No método tradicional de anestesia, uma injeção é realizada próximo ao globo ocular (anestesia peribulbar), o que provoca paralisia da musculatura e anestesia do nervo óptico, fazendo com que seja necessário uso de curativo até o dia seguinte após a cirurgia.

8- Após a cirurgia de catarata, é preciso internação hospitalar? Não é necessária internação hospitalar. Após a cirurgia o paciente vai para a sala de recuperação onde fica por alguns minutos e em seguida é liberado para repouso em casa por pelo menos 15 dias.

Na recuperação da cirurgia de catarata, o tempo de recuperação e repouso mais comum é de 15 a 30 dias.

Como é feita a anestesia nas cirurgias de catarata? Na grande maioria das vezes, utilizamos a anestesia tópica, com uma sedação leve. Isto significa que utilizamos gotas de colírios anestésicos e uma sedação suave, a fim de propiciar uma cirurgia tranqüila e sem dor ao paciente.

Na cirurgia de catarata não é necessária anestesia no olho do paciente, utilizamos somente colírio anestésico que é o suficiente para o paciente não sentir dor durante o procedimento, que é considerado indolor.

Os principais riscos da cirurgia de catarata são sangramento ocular, inchaço e perda de fluidos dos olhos, infecção e descolamento da retina, camada da parte interna dos olhos. A cirurgia é considerada um procedimento simples e seguro, porém como qualquer cirurgia possui riscos.

A cirurgia de catarata não costuma ser um procedimento urgente e não existe uma idade ideal para a sua realização. Mas, quanto maior a demora em realizar a cirurgia, mais a catarata fica densa, dificultando o procedimento e aumentando a possibilidade de complicações.

Nunca são operados os dois olhos ao mesmo tempo.

Não existe uma determinada maneira de evitar que seja necessário usar óculos depois da cirurgia de catarata.

O preço da cirurgia de catarata pode variar entre 3 e 15 mil reais por olho.

A remoção de catarata é uma cirurgia eletiva e ambulatorial. É realizada sob anestesia local, geralmente bloqueio regional, associada à sedação para a aplicação da anestesia. O jejum requerido é de 8 horas para alimentos sólidos e de 6 horas para líquidos.

Após a cirurgia de catarata é preciso ter alguns cuidados como não coçar, massagear ou esfregar os olhos, optando também por dormir por 7 dias do lado oposto ao olho operado. É devido também o uso dos óculos escuros fornecidos pelo período de 1 semana, sendo uma forma de evitar o contato com vento e poeira.

Após a introdução da agulha, uma grande quantidade de anestésico é injetada no olho a ser operado. É quando, segundo o médico, o paciente sente outras partes do rosto, além do olho, paralisadas. Já na modalidade subtenoniana, o procedimento é feito realizando-se uma abertura na conjuntiva do globo ocular.

Geralmente 6 horas mas na anestesia tópica apenas um protetor é utilizado até chegar em casa.

O paciente pode tomar banho, lavar o cabelo e molhar a cabeça depois do procedimento desde que tome as medidas necessárias para evitar o contato de água e sabão com o olho operado.

No mesmo dia após o procedimento, o paciente já pode voltar a atividades, como assistir TV e usar o celular.

Sintomas comuns após o procedimento
A cirurgia de catarata permite uma melhora muito rápida da visão, mas é comum que durante os primeiros 30 dias de pós-operatório haja uma “flutuação” da visão, ou seja, pode haver alguns picos de piora que são normais ao processo de cicatrização.