Precisa fazer Check-in em conexões?

Perguntado por: ltrindade5 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Quando isso ocorre, basta desembarcar do avião e seguir em direção ao novo embarque. É usual receber a informação sobre o voos de conexão quando o desembarque está próximo, ainda dentro do avião.

Geralmente, isso não é necessário, já que, ainda que precise mudar de avião durante a conexão, sua bagagem será transportada pela equipe de bagagens do aeroporto, e você só vai precisar retirá-la no aeroporto de destino.

O despacho de bagagem é feito no check-in de conexões. Todos os passageiros que pousarem em um voo internacional com conexão para um voo nacional devem recolher sua bagagem e despachá-la novamente. Caso sua conexão seja em Guarulhos, você deve encaminhá-la para o nosso balcão de conexão que fica após o Duty Free.

Ao perder uma conexão, o passageiro que foi prejudicado pode ir atrás de uma compensação da companhia aérea. Normalmente, problemas com voos que geram um atraso maior que 4 horas na chegada ao destino final dão ao cliente o direito de buscar uma indenização da empresa.

Essa é uma das maiores dúvidas dos nossos leitores: Em voos com conexão pode sair da sala de embarque ou, até mesmo, do aeroporto? A resposta é SIM! Mas, isso não quer dizer que sair do aeroporto é sempre uma boa idéia.

O atendimento de check-in no aeroporto está disponível a partir de 3 (três) horas antes do voo e se encerra 1 (uma) hora antes dele. Caso precise despachar bagagem, recomendamos que chegue com no mínimo 3 (três) horas de antecedência do seu voo para evitar filas e aglomerações.

Agora o procedimento será encerrado com até 1 hora de antecedência do voo e, por isso, você precisa chegar ao aeroporto mais cedo. Atendimento online: disponível entre 48 horas e 1 hora antes do voo. Check-in presencial: disponível entre 3 horas e 1 hora antes do voo.

Se você quer saber como fazer check-in presencial, basta comparecer ao balcão da companhia aérea escolhida, munido de documentos de identificação, código de reserva do voo ou número do bilhete. O funcionário da companhia vai emitir o cartão de embarque e entregá-lo impresso.

Voos com conexão
Um voo com conexão quer dizer que o trecho será realizado com paradas em aeroportos no caminho, e elas podem ter espera de algumas horas e embarque numa nova aeronave para continuar a viagem. Esse tipo de voo tende a ser mais longo, mas você pode economizar mais e conhecer outros lugares.

Por isso, é mais longo do que o voo direto. Quanto à diferença entre escala e conexão, adiantamos: na escala, também há pausas, mas não precisa embarcar em outro avião. Em outras palavras, no voo com conexão você desce no aeroporto “intermediário” e aguarda a partida do próximo avião.

Dependendo do caso será necessário sair da aeronave enquanto aguarda a continuação da viagem, mas essa não é uma regra fixa. Na escala não é necessário retirar a bagagem e efetuar um novo despacho, já que ela segue até o destino final.

Como despachar bagagem sem pagar diretamente por ela

  1. Alcançar status nos programas de fidelidade. Os programas de fidelidade das companhias aéreas costumam oferecer benefícios para seus passageiros frequentes. ...
  2. Alcançar status nas alianças aéreas. ...
  3. Usar milhas. ...
  4. Garantir passagens nas melhores categorias de cabine.

A maioria das companhias aéreas brasileiras considera o mesmo limite de peso da bagagem despachada, válido para voos nacionais e internacionais — seja ela paga ou incluída no valor da passagem: 23 kg. Itens que ultrapassem esse peso estão sujeitos à cobrança por excesso de bagagem.

Skiplagging, no mercado de aviação comercial, consiste em comprar um voo que realiza pelo menos uma escala ou uma conexão, porém, ao invés do passageiro voar até o destino final que consta no bilhete comprado, desembarca no meio do caminho.

Comprou online sua passagem de ônibus? Embarque mais rápido! Agora quem compra passagem pela internet para viagens com empresas que já oferecem a facilidade da passagem no celular pode embarcar direto e sem filas. Isso mesmo: sem a necessidade de retirar o bilhete no guichê.

Embora não haja uma lei que proíba essa prática ou que não permita que o passageiro desça na escala antes do destino final, as companhias aéreas certamente não aprovam essa atitude que tenta se aproveitar de uma brecha na sua tarifação de passagem para economizar.

Mesmo que você não saia do aeroporto durante a sua escala, existem algumas maneiras de aproveitar seu tempo durante uma conexão longa, como, por exemplo, explorar os melhores cassinos online do Brasil, fazer uma massagem, jogar golfe e muito mais.

Neste caso, o passageiro não precisa descer da aeronave. Já a conexão, ocorre paradas para embarque, desembarque e abastecimento, mas a diferença é que a aeronave é trocada e você deve descer do avião.

3 horas

O check-in presencial, independente da companhia aérea, costuma ser liberado a partir de 3 horas antes do voo.

Caso o passageiro não tenha feito o check-in, o bilhete continuará válido e o investimento na passagem não será perdido. Ele poderá ser usado em até um ano a partir da data da sua emissão. Para utilizá-lo, o passageiro deverá pagar uma taxa para remarcação de data e horário.

Então, de acordo com ele, o horário de entrada (check-in) deve começar entre 15h e 16 horas. Já o horário de saída (check-out) deve acontecer entre 11h e 12 horas. No entanto, essas regras implicam também no fator localidade e estabelecimento, ou seja, podem variar.