Precisa falar alemão para morar na Alemanha?

Perguntado por: hmendes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Morar na Alemanha sem falar alemão: é possível? A resposta é “Sim”. Conheço brasileiros e pessoas de outras nacionalidades que não têm tempo ou disposição para aprender o alemão e que decidiram tocar suas vidas apenas falando inglês após virem morar aqui.

Quase 130 milhões de pessoas na Alemanha, Áustria, Suíça, Luxemburgo, Bélgica, Liechtenstein e Alto Ádige (Itália) falam alemão como língua materna ou como segunda língua regularmente utilizada.

Os Alemães gostam das Brasileiras. A final de contas, quem não gosta de uma mulher quente, exótica, fácil, solta e que de cara, traga uma bagagem impossível de se encontrar aqui na Alemanha.

Sim! Mas depende da cidade onde pretende morar. Falar alemão é essencial para quem busca residir em cidades menores. Entretanto, aqueles que buscam morar em Berlim ou Munique conseguem morar e sobreviver tranquilamente usando apenas o inglês.

Cada vez mais brasileiros têm o sonho de morar na Alemanha – e não é difícil entender a razão. Afinal, o país possui uma excelente qualidade de vida e oferece muitas oportunidades de estudo e trabalho. Se você tem o desejo de morar na Alemanha, mas não sabe por onde começar a se planejar, fique tranquilo!

Brasileiros são muito bem-vindos na Alemanha, principalmente se você possui muita vontade de fazer parte do mercado de trabalho alemão. A Alemanha é um dos países da Europa que mais precisa de mão-de-obra especializada para atender à demanda da sua economia.

Essa variedade, o “alemão padrão”, é conhecida como a mais neutra de todos os sotaques existentes e a usada como base na televisão alemã de maneira semelhante ao que é conhecido em inglês como RP, “pronúncia recebida” .

Como em qualquer destino do mundo, a Alemanha possui alguns ingredientes que são a base de sua gastronomia. Por lá, a carne de porco, repolho, batata e salsichas são predominantes nos pratos típicos, além de muito pão! Estima-se que a Alemanha possua uma variedade de pelo menos 300 tipos de pães.

A língua alemã é relativamente fácil. Todos aqueles que conhecem as línguas derivadas do latim e estão habituados a conjugar alguns verbos podem aprendê-la rapidamente. Isso dizem os professores de alemão logo na primeira lição.

O inglês é uma língua relativamente mais fácil do que o alemão, e por isso, você pode aprender em menos tempo, se realmente se dedicar. Além disso, o inglês é um idioma universal.

Aprender alemão não é tão difícil como muitos pensam. Às vezes, os três gêneros, os tremas e o dativo fazem os alunos de alemão chegarem aos seus limites. Mas o esforço compensa. E aprender a língua alemã não é tão complicado como muitos pensam.

Dresden. As cidades mais baratas para morar na Alemanha são ideais para os estudantes estrangeiros. Em média, eles contam com 918 euros para passar o mês. Os maiores gastos são com habitação, alimentos e transporte.

Pesquisa realizada no Rio Grande do Sul apontou os sobrenomes germânicos mais comuns nesse estado: Schmidt, Becker, Wagner, Müller, Schneider, Weber, Klein, Scherer, Hoffmann, Rech, Schmitz, Kuhn, Mallmann, Diehl, Ritter, Bohn, Ruschel, Stein, Braun, Ludwig, Hoff, Jung, Finkler e Sperb.

40 milhões. de pessoas na Alemanha comunicam-se toda semana por via do WhatsApp. Com isso, ele é de longe o aplicativo mais apreciado da mídia social.

Sim, dizem que "ich liebe dich" quer dizer "eu te amo" em alemão.

mãe {feminino}
Mutter {f.}

De uma forma geral, a imagem dos brasileiros na Alemanha é positiva. Os brasileiros são vistos como pessoas que trabalham de forma diligente e comprometida, além de se comunicarem de forma clara e expansiva. Há, entretanto, relatos de xenofobia.

No caso da Alemanha, solteiros que vivem com menos de 1.148 euros líquidos mensais são considerados pobres. Para pais solteiros com uma criança pequena, a quantia é de 1.492 euros, e para casal com dois filhos pequenos, 2.410 euros.