Precisa esperar menstruar para tomar anticoncepcional injetável?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4 / 5 17 votos

Pode tomar a injeção imediatamente se tem certeza de não estar grávida. Não precisa esperar a menstruação. Se já passaram mais de sete dias do ciclo deve usar um método de barreira (camisinha), por sete dias ou abster-se das relações sexuais por sete dias.

Ela deve ser aplicada no 8º dia do ciclo ou a cada 30 dias, respeitando a data da primeira aplicação. A margem de segurança é de três dias para as injeções aplicadas a cada 30 dias, ou seja, caso ocorra algum atraso, a injeção pode ser aplicada até três dias antes ou depois de passado um mês da última aplicação.

É importante se planejar com antecedência nesses casos, pois se tomar o anticoncepcional já perto de menstruar, ele não deve surtir efeito, além de ser ruim para o organismo tomar hormônios sem orientação.

No regime contínuo, a mulher toma pílulas com hormônios ininterruptamente. Todas as pílulas da caixa têm hormônios e a mulher não menstrua nunca.

Quando posso ter relação sexual? Após iniciar o tratamento contraceptivo com injeção é fundamental aguardar 30 dias para que os hormônios façam o efeito desejado.

Os únicos antibióticos que, comprovadamente, podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais são a rifampicina, utilizada no tratamento inicial da tuberculose pulmonar ou no tratamento de infecções com resistência aos medicamentos, e a rifabutina, utilizada também para o tratamento da tuberculose.

A injeção trimestral é o único anticoncepcional com relato científico de ganho de peso.

Quanto tempo após tomar a injeção já estou protegida? A proteção anticoncepcional inicia no primeiro ciclo de uso de injeção e a eficácia é elevada quando o uso é correto.

Essa recomendação é feita justamente para garantir que a mulher não esteja grávida e que comece seu ciclo com o método contraceptivo para evitar a gravidez a partir desse período.

Contudo, o fluxo menstrual pode diminuir devido a maior quantidade de hormônios1. De acordo com as indústrias farmacêuticas responsáveis pela fabricação deste medicamento, este é um método contraceptivo muito eficaz, que varia de 0,1% a 0,6% de falha para a injeção mensal e de 0,3%, para a injeção trimestral.

normal é a menstruação descer depois de 3 a 5 dias.

Os injetáveis mensais: Podem interromper a menstruação, mas isso não é algo prejudicial. É semelhante a não ficar menstruada durante a gravidez. O sangue não está se acumulando dentro da mulher.

A recomendação geral é de iniciar o medicamento no mínimo três dias antes do início do ciclo menstrual que se quer interromper. A medicação começa a fazer efeito em cerca de 24h a 72h, mas pode variar de caso a caso.

Para ter a maior certeza possível de que não haverá risco de gravidez, o ideal é que a primeira pílula seja ingerida no primeiro dia de menstruação. Isso porque é nesse dia que começa um novo ciclo de ovulação.