Precisa de vírgula antes de Nem?

Perguntado por: dxavier . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

A conjunção “nem” expressa adição nas frases, por isso não é adequado o uso da vírgula antes desse conectivo que também pode apresentar, em alguns casos, valor negativo. Exemplo: Ele não queria trabalhar nem estudar.

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."

A tradição gramatical portuguesa considera nem apenas uma conjunção coordenativa correlativa, que ocorre sempre na estrutura «nem… nem».

Nem é uma conjunção coordenativa copulativa (ou aditiva) e corresponde à conjunção e na negativa, ou seja, equivale a e não.

A vírgula separa orações que estão ligadas por conjunções (orações coordenadas sindéticas), fora as orações introduzidas pela conjunção e. Usa-se a vírgula, por exemplos, antes das conjunções: mas, porém, contudo, no entanto, logo, portanto, pois, porque. Eu queria ir à festa, mas minha mãe não deixou.

O certo é: vá, brasil! A frase está no imperativo! Brasil, neste caso, é vocativo, não sujeito. A vírgula deveria começar na educação pública com o dinheiro dos impostos que não vemos na educação.

Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.

Usos da vírgula

  1. Para separar elementos que podem ser listados.
  2. Para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando a frase começar com indicação de tempo, lugar ou modo deve-se iniciar a frase com a vírgula.
  3. Para separar explicações que estão no meio da frase. ...
  4. Para separar orações independentes.

Também devemos utilizar a vírgula antes das conjunções explicativas (que, porque, pois, visto que, etc.).

Não há qualquer restrição ao uso de vírgula em final de linha, sendo que este sinal de pontuação, de uma maneira geral, tem como função marcar uma pausa discursiva.

Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.”

A expressão e sim, que introduz uma ideia contrária, uma correção da anterior, deve ser precedida de vírgula. Entretanto, não se deve isolar o sim com vírgulas. Use somente uma, antes do e sim. A regra também vale para e não e mas sim.

Conjunções coordenativas aditivas estabelecem relação de adição (positiva ou negativa). As principais conjunções coordenativas aditivas são “e”, “nem” e “também”.

seja, nem… nem. Portanto, logo, assim, pois (após o verbo), por conseguinte, por isso, diante disso (repare que as três últimas são locuções conjuntivas, ou seja, mais de uma palavra exerce o papel de conjunção).

advérbio Não; modo de expressar negação, recusa: nem me fale nisso.Ao menos; pelo menos; sequer: não apareceu nem para pagar. Nenhum; ninguém; usada de maneira repetida expressa uma exclusão: nem ele nem o irmão jogam futebol.

I) "A conjunção nem significa e não. Por isso, é incorreto antepor-lhe a conjunção e em frases como as seguintes, nas quais nem tem significado aditivo-negativo, equivalente de e também não: 'Não vi nem conheço este homem'.

Neste caso o NEM está modificando o advérbio sempre conclusão: a palavra NEM é advérbio de negação e não conjunção aditiva ou alternativa.

Alguns advérbios de negação são “não” e “nem”. Em contextos específicos, palavras como “negativo”, “nenhum”, “nunca”, “jamais”, entre outras, podem ser classificadas como advérbio de negação, mas é necessário atenção aos casos.

Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala. Em se tratando de comparações, não.