Precisa de reservista para trabalhar?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

O único documento obrigatório para contratação CLT que está previsto na legislação é a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). No entanto, o certificado de reservista militar é necessário para tirar ou renovar o passaporte, para assumir um cargo público e obter título de eleitor.

Os documentos aceitos são: Carteira de Identidade, Certificado de Reservista ou Identidade Militar, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento ou qualquer outro documento oficial de identificação que contenha todas as informações necessárias para reconhecimento do solicitante.

Certificado de Dispensa de Incorporação

O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) dispensa o cidadão do serviço militar obrigatório da condição de soldado, esse documento é definitivo.

Comparecer à Junta de Serviço Militar, munido do Certificado de Alistamento Militar (CAM) ou de outro documento de identificação (Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento/Casamento ou Carteira Profissional)

Taxa: R$ 5,76 (cinco reais e setenta e seis centavos). Quem pode retirar o documento: O titular, procurador ou responsável legal, mediante apresentação da documentação pessoal ou Protocolo / Qualquer pessoa, mediante apresentação do Protocolo.

Aquele que não receber o certificado de reservista não poderá trabalhar de forma oficial em nenhuma empresa. Além disso, aquele que não obter o certificado de reservista não poderá ingressar como funcionário, estagiário, empregado ou associado em nenhuma instituição, empresa ou associação oficial.

Certificado de reservista militar é obrigatório para contratação CLT? Embora o certificado de reservista militar seja requerido em fichas de registro e formulários para contratação CLT, este não é um documento determinante para que seja feita a admissão do funcionário.

Não há possibilidade de retirar a 2ª via do Certificado de Reservista (CR) pela internet.

170 - Por se encontrarem desobrigados com o Serviço Militar, não caberá fornecimento de nenhum Certificado Militar aos brasileiros que vierem a optar pela nacionalidade brasileira até 4 (quatro) anos após atingirem a maioridade, bem como aos brasileiros, a partir de 1º de janeiro do ano em que completarem 46 (quarenta ...

O alistamento militar é grátis e o certificado correspondente será processado no prazo médio de 5 a 7 dias úteis.

Caso você deixe para fazer o alistamento após o dia 30 de junho, deve se dirigir à Junta Militar mais próxima de sua residência e se alistar com o pagamento de multa, que sofre correção a cada três meses. Em 2022, o valor inicial da multa foi de R$ 5,53.

Em média 45 dias. Recolhimento de Taxa. Junta de Serviço Militar mais próxima.

Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2023 devem se alistar para o Serviço Militar Obrigatório até 30 de junho. O alistamento pode ser realizado on-line no site www.alistamento.eb.mil.br ou presencialmente na Junta de Serviço Militar de Jarinu.

O cidadão que completou 18 anos deverá acessar o site e preencher as informações requisitadas (mesmo que ele atenda a uma das condições que o exima de prestar o serviço militar obrigatório).