Precisa de receita médica para comprar Roacutan?

Perguntado por: alacerda9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

O Roacutan 20mg Roché é indicado para o tratamento de acne de nível intenso e de acne resistente a tratamentos anteriores. O medicamento só pode ser comprado com retenção de receita médica e apresenta efeito inicial dentro de 8 a 16 semanas de tratamento contínuo.

Qualquer medicamento pode ser receitado por qualquer médico, independente da especialidade. A receita de Roacutan (retinóides) é disponível através da solicitação da numeração controlada na vigilância sanitária de cada cidade. Seria necessário o médico dispor desse receituário.

R$ 216,97.

Os casos de recaída, com agravamento da acne meses após a suspensão do Roacutan, podem ser tratados com novo curso de isotretinoína. Habitualmente, esperamos uma intervalo de pelo menos 5 meses para repetir o tratamento.

Isotretinoína Germed Pharma 10mg, caixa com 30 cápsulas gelatinosas moles.

Pacientes relatam o ressecamento intenso da pele, queda de cabelo e variações de humor durante os meses do tratamento. Na última semana circularam nas redes sociais memes sobre os efeitos colaterais do Roacutan, medicamento indicado para o tratamento de acne grave.

Por isso, a pele nunca mais será oleosa como antes”, explica o dermatologista Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. São poucos os casos de reincidência da acne após o tratamento, mas eles existem. “O problema pode voltar menos grave”, aponta Maria Cecilia.

Embora pouco frequente na prática clínica, o uso de retinoides sistêmicos pode provocar alterações no formato, na coloração e textura das hastes capilares.

O Roacutan pode levar algumas semanas ou até mesmo meses para começar a fazer efeito, dependendo da gravidade da acne. É importante que o paciente siga o tratamento conforme orientado pelo médico, mesmo que não haja melhora imediata.

Roacutan® é indicado para o tratamento de formas graves de acne (nódulo-cística e conglobata ou acne com risco de cicatrizes permanentes) e quadros de acne resistentes a tratamentos anteriores (antibióticos sistêmicos e medicamentos de uso tópico).

O tratamento com Roacutan® deve ser iniciado com 0,5 mg/kg diário. Para a maioria dos pacientes, a dose varia de 0,5 – 1,0 mg/kg/dia. Pacientes com doença muito grave ou com acne no tronco podem necessitar de doses diárias maiores, até 2,0 mg/kg.

Não existe um afinamento permanente com o uso do Roacutan. O uso do remédio apenas diminui a secreção de sebo e oleosidade de toda região, incluindo o nariz, nada mais do que isso.

Posso tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento com Roacutan® (Isotretinoína)? As bebidas alcoólicas devem ser evitadas durante o tratamento, pois podem diminuir a eficácia do medicamento e causar alterações no seu fígado.

Importante: quem tem acne não deve, em nenhuma hipótese, manipular (“cutucar, espremer”) as lesões, pois isso pode levar à infecção, inflamação e cicatrizes.

O Roacutan emagrece? Existem relatos de pacientes que perdem peso durante o tratamento com o Roacutan e a explicação pode estar associada a seus efeitos colaterais, pois a redução do apetite é comum em alguns casos.

6- Se você toma uma vez roacutan, pode tomar novamente? Na grande maioria dos casos não há necessidade de retratamento, porém alguns casos mais graves podem necessitar de novas doses.

Não é recomendado misturar o tratamento de roacutan e depilação a laser. Como já mencionado, a isotretinoína causa um ressecamento considerável na pele por conta da eliminação das glândulas sebosas.

O ideal é tratar a acne com um sabonete específico, e lavar o rosto três vezes ao dia com água morna. Faça uma compressa de algodão com água quente e deixe sobre a espinha por alguns minutos. Esse método ajuda a espinha a sair de forma natural. Repita várias vezes até que ela desapareça por completo.

Quais são os melhores remédios para acne?

  1. Ácido salicílico.
  2. Peróxido de benzoíla.
  3. Retinoides: tretinoína e adapaleno.
  4. Antibióticos: clindamicina e eritromicina, de preferência associados – no mesmo produto – aos retinóides ou peróxido de benzoíla.
  5. Ácido azeláico.