Precisa de receita médica para comprar orlistat?

Perguntado por: rlima . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Orlistate precisa de receita? O medicamento não precisa de receita para ser comprado. Mas deve ser utilizado somente com indicação médica.

O uso indiscriminado do Orlistat pode provocar coagulação no sangue, problemas de circulação, ósseos (osteoporose) e de visão. O uso de vitaminas sem prescrição médica também é perigoso. É preciso dosar, por meio de exames, as vitaminas para que a suplementação seja feita apenas se existir necessidade.

O efeito do orlistat resulta num aumento do conteúdo em gordura das fezes 24 a 48 horas após a administração. Normalmente, o teor em gordura das fezes retoma os valores anteriores ao tratamento, nas 48 a 72 horas após a descontinuação do mesmo.

Ele atua inibindo enzimas de nosso corpo chamadas lipases, que agem absorvendo gordura. Ao inibir as lipases, o orlistate impede a quebra e digestão de parte da gordura que ingerimos, fazendo que ela seja eliminada nas fezes. Estudos mostram que o orlistate pode reduzir a absorção de gordura em até 30%.

O Xenical é considerado o orlistat de referência, mas já há no Brasil medicamentos similares, contendo orlistat em comprimidos de 120 mg. São eles: Orlistate, Lystate e Lipiblock.

Sim. A principal recomendação da substância é ajudar o indivíduo a perder peso, em combinação com dieta de baixa caloria e exercício físico regular. Essa composição contribui para o emagrecimento, especialmente em situações em que o indivíduo tem uma alimentação concentrada em gorduras.

Gostaria de saber se depois que eu parar de tomar orlistate, eu irei engordar? Não há relato de efeito rebote com a suspensão do uso do Orlistate. Mas você terá um aumento na absorção da gordura dos alimentos que o Orlistate estava bloqueando.

A mudança do hábito intestinal muito provavelmente foi ocasionado pela mudança da dieta, diminuição de fibras e gorduras. Converse com o seu médico para avaliar modificar a alimentação ou introduzir outra medicação que auxilie no trânsito intestinal. Espero ter ajudado!

O Orlistate é uma medicação para combater a obesidade e sendo assim, também pode melhorar a esteatose hepática e os níveis de colesterol.

O orlistat reduz a absorção de gordura em 30% e a elimina nas fezes, mas não deve ser usado por quem tem dificuldade para absorver nutrientes. A sibutramina age sobre a serotonina, dá a sensação de saciedade, mas seu uso foi restrito pela Anvisa pelo risco cardiovascular. A sibutramina não funciona para todo mundo.

Os remédios mais utilizados para emagrecer, receitados pelo médico, são:

  1. Sibutramina. ...
  2. Orlistat. ...
  3. Saxenda (Liraglutida) ...
  4. Cloridrato de lorcaserina (Belviq) ...
  5. Fentermina. ...
  6. Naltrexona e Bupropiona.

Femproporex. O Femproporex é um derivado da anfetamina que age no sistema nervoso central, nomeadamente no hipotálamo, diminuindo a fome. É, portanto, uma droga inibidora do apetite.

Como tomar orlistate? A recomendação é de que a dose diária do medicamento seja de uma cápsula de 120 mg, por via oral, durante ou até uma hora após cada uma das três refeições principais. Contudo, caso não seja feita uma refeição ou a refeição não contenha gordura, o paciente não precisará tomar orlistate.

R$ 174,35Ativar Desconto Lab.