Precisa de ensino superior para Receita Federal?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Quais são os requisitos: Os interessados no concurso da Receita Federal devem ter diploma de graduação registrado e fornecido por uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Segundo o edital, pessoas com formação em qualquer curso de ensino superior estão aptas para participar do concurso.

Concurso Receita Federal: O que é preciso para ser um Analista-Tributário? Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas por Junta Médica Oficial; Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse; Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.

Para concorrer em qualquer concurso da Receita Federal basta ter qualquer curso de graduação (nível superior). Isso mesmo, afinal, o órgão só tem dois cargos em seu quadro principal e todos eles têm essa exigência, sendo eles: o auditor-fiscal e o analista-tributário.

Sobre o concurso
Mas será que existe limite de idade para se tornar Auditor-Fiscal e Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil? A boa notícia é que, diferente de algumas outras carreiras, não existe idade máxima para participar do concurso Receita Federal.

Quanto ganha um Auditor-fiscal da Receita Federal? O Auditor-fiscal aprovado no concurso Receita Federal receberá remuneração inicial de R$ 21.029,09.

Historicamente, a prova da Receita Federal é uma das mais difíceis do país, seja pelo nível de complexidade das questões, seja pela amplitude de conteúdos a serem abordados.

A prova objetiva e a prova discursiva serão realizadas em todas as capitais do país, em 19 de março de 2023.

Qual curso fazer para ser Auditor fiscal?

  • Contabilidade.
  • Direito.
  • Ciências Contábeis.
  • Administração e Contabilidade.
  • Finanças e Contabilidade.

Como se tornar um Analista fiscal? Para se tornar um analista fiscal, é preciso ter uma formação acadêmica na área de contabilidade, direito ou administração de empresas.

Para ambos os cargos, não é necessário possuir uma formação específica. Ou seja, não importa se você é formado em Engenharia, Pedagogia, Nutricionismo, Ciências Contábeis ou outras áreas. Mas é importante ressaltar que tecnólogo não é aceito, apenas graduação!

Nível de Dificuldade
Historicamente o concurso para o cargo de Auditor é considerado mais difícil do que para o cargo de Analista. Isso se dá pelo fato das provas de Auditor possuir maior densidade no conteúdo programático, com mais matérias e com o nível maior de dificuldade nas questões.

Para ingressar no cargo de Auditor é necessário possuir diploma de nível superior em qualquer área, desde que a instituição seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Comece estudando as disciplinas básicas, como Direito Tributário, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Raciocínio Lógico, Contabilidade e Língua Portuguesa. Depois, incorpore as outras disciplinas. No concurso de auditor fiscal, são 17 disciplinas; no de analista tributário, são 11.

Alguns dos concursos públicos considerados mais difíceis incluem a Magistratura, Procuradoria, Delegado de Polícia, Analista Judiciário do TRT, Analista de Sistemas da Receita Federal e Controlador Geral da União.

Os funcionários da empresa Receita Federal avaliam o pacote geral de remuneração e benefícios com 3,4/5 estrelas. Qual é o salário mais alto da empresa Receita Federal? O cargo com a maior remuneração na empresa Receita Federal é Auditor Fiscal Da Receita Federal, com salário anual de R$ 32.555.

O último concurso Receita Federal para o cargo de Auditor-Fiscal, foi realizado em 2014.

“O analista tributário exerce funções auxiliares, mas de grande importância para a administração tributária. Já os auditores são responsáveis pelos lançamentos tributários e pelos procedimentos de fiscalização nas empresas”, explica.